Natal
Como preparar o presépio por etapas na tua casa este ano
05-12-2023 Visualizações: 68
A árvore ornamentada é um símbolo natalício acolhido há séculos pelo cristianismo. São Bonifácio, provavelmente, foi o primeiro santo católico a usar a árvore neste contexto, ainda no século VIII. No seu trabalho de catequese junto aos druidas, que adoravam árvores de carvalho como símbolos da divindade, São Bonifácio começou a usar outra árvore, o abeto, porque a sua forma triangular ajuda a simbolizar a Santíssima Trindade e porque os seus ramos verdes apontam para o céu.
Quando as árvores de Natal começaram a tornar-se populares, houve preocupação com o carácter pagão da sua origem, mas as devidas contextualizações fizeram dela um símbolo arraigado com segurança na fé cristã. Aliás, o simbolismo da árvore é riquíssimo na nossa tradição: os nossos primeiros pais foram orientados por Deus a não comerem dos frutos de uma das árvores do Éden; Cristo pagou o preço altíssimo da nossa redenção, crucificado num tronco de árvore; os ramos verdes e as luzes que decoram a árvore natalícia evocam Cristo como a Luz Eterna que vem a um mundo envolto em escuridão… Apesar dos fortes matizes comerciais que a foram descaracterizando principalmente desde o século passado, a árvore de Natal é um símbolo válido para a vinda de Cristo ao mundo – mas é preciso que este simbolismo fique claro para as famílias católicas que a decoram nesta época.
No entanto, mesmo com esta validação contextual, a árvore de Natal não é, de forma alguma, o principal símbolo visual do Nascimento de Jesus.
O principal símbolo visual do Natal é o presépio!
Foi São Francisco de Assis quem montou em Greccio, na Itália, no ano de 1223, o primeiro presépio da história.
E foi um presépio vivo, com moradores da pequena localidade representando o Menino Jesus na manjedoura, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, os pastores e os anjos. Os animais também eram reais: o boi, o burrico, as ovelhas…
Não demorou para que esta piedosa iniciativa se espalhasse, transformando-se em costume natalício e dando origem aos presépios esculpidos, que se...
O presépio completa 800 anos neste Nata
05-12-2023 Visualizações: 82
Descendência de David
05-12-2023 Visualizações: 81
Prepare-se para o Natal como se um rei fosse visitar a sua casa
14-12-2023 Visualizações: 87
Uma meditação para o Natal: o Céu desce à terra
14-12-2023 Visualizações: 129
O que o Natal exige de nós?
26-12-2023 Visualizações: 49
Quero um Deus que não me incomode
27-12-2023 Visualizações: 49