Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós... Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Movimento JAM

 

 

PREFÁCIO HISTÓRICO

 

O movimento JUVENTUDE ALEGRIA DE MARIA foi fundado por Amadeu Nogueira Olaia, no dia 13 de Setembro de 1978, em Alvide, Paróquia de Alcabideche, Diocese de Lisboa. A pedido do Pároco de Alcabideche, Padre Luís Fialho de Almeida, Amadeu Nogueira Olaia, ao tempo a residir no Instituto Missionário Salesiano de Manique (Estoril) e aluno da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, veio a ser o responsável da Pastoral Juvenil da Paróquia. Aí fundou a JUVENTUDE ALEGRIA DE MARIA, a partir de um pequeno grupo de adolescentes – Grupo Alegria de Maria – já existente na Comunidade de Alvide, orientado pela Irmã Maria de Jesus (Filhas de Maria Auxiliadora), a residir no Monte Estoril.

 

Ordenado presbítero no dia 5 de Julho de 1981, o Padre Amadeu Olaia é, desde essa data, o Assistente Nacional da JAM.

 

Os frutos da acção da JAM são, no presente, traduzidos em vocações sacerdotais: um Sacerdote, ordenado em 2001 e cinco seminaristas, um deles já no 5º. Ano de Teologia. Vocações religiosas: um noviço, três noviças, seis Irmãs, pertencentes a diversas Congregações Religiosas. Vocações Missionárias: três jovens leigas, com missão em Angola, Moçambique e Guiné. Acção Pastoral junto de vários sectores da sociedade: visitas e festas em lares de idosos, Hospitais e ao Estabelecimento Prisional de Tires. Papel activo nas catequeses paroquiais; participação e organização de actividades paroquiais e da Pastoral Juvenil.

 

TOPO

 

METODOLOGIA

 

Âmbito de actuação

 

1. O espaço de vivência da JAM é, preferencialmente, na Paróquia ou na comunidade em que está inserida.

 

2. O Movimento JAM não limita a acção à região onde nasceu, mas atendendo sobretudo aos pedidos da autoridade eclesiástica, pretende ter alcance nacional.

 

Acção

 

1. A vivência e espiritualidade da JAM traduzem-se em:

 

a) Acções de formação cristã e aprofundamento da fé dos membros, através da oração frequente e da vivência profunda dos Sacramentos, nomeadamente o da Reconciliação e da Eucaristia;

 

b) Informação, reflexão e debate sobre temas e problemas que tenham a ver com os fins próprios da JAM, pela participação em reuniões, encontros e actividades de grupo e do Movimento, conforme o estabelecido nos respectivos programas anuais;

 

c) Organização de exposições, conferências, festivais e outras actividades culturais que ajudem a melhor conhecer os problemas referentes à Igreja e ao mundo; d) Outras actividades que se enquadrem no espírito do Movimento.

 

Funcionamento

 

1. Reuniões

 

Cada Núcleo reunirá semanalmente em local, dia e hora a determinar pela Direcção do Núcleo. As reuniões deverão constar essencialmente de um tempo forte de oração, estudo sobre temas pastorais e doutrinais, reflexão, partilha de vida e convívio.

 

2. Actividades Anuais

 

Anualmente o Movimento organiza a nível nacional uma peregrinação ao Santuário de Fátima e um Retiro espiritual de três dias na altura da Páscoa.

 

TOPO

 

SÍMBOLOS

 

Lírio

 

A JAM tem como símbolo um lírio branco, com estiletes amarelos, dentro de um círculo azul. O círculo azul simboliza o sol, o céu e o universo. Como Cristo é o sol da vida cristã, assim também cada membro da JAM deve ser um raio solar, transportando consigo a luz do Evangelho e o calor–amor, que vai buscar aos Sacramentos, para partilhar com os outros. O lírio, símbolo de pureza, é constituído por três pétalas: uma ao centro, na vertical, aponta para cima, indicando o caminho a seguir, a adoração e amor a Deus sobre todas as coisas; duas pétalas na horizontal apontam o amor aos irmãos, situadas abaixo da pétala central, para evocar a humildade mariana e a obediência à hierarquia da Igreja. O amarelo dos estiletes que contém o pólen significa a vontade de evangelizar.

 

Bandeira

 

A bandeira que identifica o Movimento, tem fundo branco, com o símbolo descrito no artigo anterior e nele inscritas as iniciais “JAM”, mencionando abaixo deste, em semi-círculo, o nome do Núcleo que representa.

 

 

MEMBROS

 

Definição

 

Todo o jovem que adere ao Movimento JAM designa-se JAMista.

 

TOPO