Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Ser dono da minha língua

Ser dono da minha língua

Sê dono da tua língua e usa-a para o bem

É preciso ser dono da própria língua, dominar os lábios. Se falássemos menos teríamos metade dos problemas que temos. A maioria dos nossos pecados passa pela nossa língua. Poucos conseguem pensar antes de falar. É preciso deixar-se purificar por Deus.

Oração

 “Senhor Deus, meu Pai, mais uma vez temos a oportunidade de partilhar a Tua Palavra. Trabalha em nós que aqui estamos, para que o Teu Espírito possa purificar o nosso modo de falar. Quantos casais fracassaram pelo mau uso da língua. Purifica os nossos lábios, mas primeiramente purifica os nossos ouvidos, para estarmos abertos ao que o Senhor nos traz. Diz o que precisamos de ouvir. Transforma as nossas estruturas para que a Tua Palavra seja luz para os nossos passos. Amém”.

 “Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.  (Mt. 10,32-33)

Não tenhas receio de te declarar a favor de Jesus diante das pessoas, porque tu tens uma promessa d’Ele: Ele vai se declarar em favor de ti.

Hoje os jornais vomitam dentro das nossas casas roubo, estupro, assassinatos…

Há coisas boas no coração até das pessoas más. Não existe pessoa totalmente ruim, mas pessoas cheias de feridas. E assim está a nossa sociedade. Vós casais, precisais de ser testemunhas do amor de Deus no mundo. Testemunhai ao mundo um verdadeiro amor e não um casamento de fachada.

Trata o outro com carinho

O cuidado de um com o outro é testemunho do amor de Deus para o mundo, testemunho de um amor abençoado. Como dar testemunho se entre vós os dois não existe o amor doação, o amor que perdoa?

O maior testemunho que podemos dar da nossa vocação é o sorriso. O maior testemunho do matrimónio cristão é vós serdes felizes, um na presença do outro. Faz a tua mulher sorrir. As mulheres gostam de homens que as façam sorrir, homens cheios de vida, de ânimo…

Pedi ao Senhor que purifique as vossas palavras, os vossos lábios, para que saibas conversar com o teu esposo(a) sem gritaria, sem briga.

O que é que o diabo usou para destruir o plano de Deus? O que usou para seduzir a mulher? Usou a boca, a língua, levou Eva na conversa. Ela achava-se importante, por ser a única mulher no mundo. A serpente então chama-a e oferece-lhe o fruto, vai convencendo-a pouco a pouco.

Uma palavra certa dita na hora certa tem poder de ressurreição.

Uma palavra certa da esposa ou do marido, quanta paz nos dá. Precisamos dessa experiência de ter a boca purificada pelo anjo para tirar do nosso casamento tudo o que nos tem atrapalhado.

A palavra fere ou abençoa

Nós geralmente ferimos quem vive perto de nós. A tua palavra fere quem mais te ama. É um sorriso irónico, uma palavra falsa… Tudo isto vai desgastando o teu casamento. Não digas aquilo que vai fazer o outro pior. É preciso pesar as nossas palavras.

Jesus tem uma expressão que é: “Cala-te”. Então fala menos, escuta mais, ama mais, pensa antes de falar. Deus não abençoa que não usa bem a língua. Que a tua boca seja um manancial de graça. Purifica-me, Senhor!

Regressar