Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Por que é que a masturbação é pecado?

 

Por que é que a masturbação é pecado?

Dizia um jovem: "tenho 16 anos, estou no auge da puberdade e é difícil. Estou apreensivo, pois não quero viver em pecado. Preciso de me confessar com um padre ou só com Deus?"

Ponto assente: a masturbação é um pecado, "exactamente porque ela desvia a sexualidade do seu verdadeiro fim que é a comunhão".

O ato da masturbação, é o uso errado da sexualidade. O sexo foi feito para a partilha, masturbar-se então é absolutizar o prazer naquele ato sexual. Aquilo que foi feito para a comunhão é feito na solidão.

É preciso ficar atento pois este pecado é uma mancha, e pode ir crescendo, transformando-se numa ferida, tornando-se um vício, e pior, virando um hábito compulsivo.
"Há pessoas que chegam a um nível masturbatório tão grande que é inapto quase para a comunhão".

A alguém que tem um filho com este problema: "se ele pensa ir em frente na vida dele, casar-se e ter uma vida sexual saudável, ele precisa de parar de se masturbar." Quanto mais o homem se masturba, mais ele se torna um candidato a ter ejaculação precoce, o que resultaria, entre outras coisas, em muitos problemas na vida sexual do casal.

Regressar