Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

OBJECTIVOS

A principal razão para se definir um objectivo é o que ele fará de si, para o conseguir atingir. O que fará de si é muito mais valioso do que o valor do objectivo. Por isso os objectivos são tão poderosos.
Definir os nossos objectivos dá-nos a possibilidade de planear as acções que necessitamos levar a cabo para conseguirmos tudo o que queremos na vida.
Os Objectivos obrigam-nos a "esticar-nos" e a crescer de formas que nunca havíamos desenvolvido antes. Para conseguirmos os nossos sonhos temos de ser melhores, temos de mudar e crescer.
Há três componentes para definirmos um objectivo poderoso: ser Inspirador, ser Credível e ser um que possamos perseguir. Quando nos inspiram, quando acreditamos neles e quando agimos para os atingir, é nessa altura que os conseguimos realizar!
Os Objectivos também nos dão visão a longo prazo para as nossas vidas.
Todos precisamos de ter muitos objectivos poderosos e de longo prazo, para podermos ultrapassar os obstáculos imediatos nas nossas vidas.
A vida está desenhada para olharmos para objectivos de longo prazo e vivermos a curto prazo. Sonhamos com o Futuro e vivemos o Presente.
Infelizmente o presente pode produzir muitos obstáculos. Quanto mais poderosos forem os nossos objectivos, mais facilmente poderemos agir sobre os obstáculos e garantir que eles acabem por passar.
No processo de agir em busca dos nossos sonhos, convém termos atenção nas seguintes áreas:
1. Avaliação e Reflexão - avaliar em permanência se os planos de acção estão orientados para os nossos sonhos e objectivos.

2. Sonhos, Objectivos e Metas (objectivos com uma data) - Não olhe para o seu passado nem para o que pode. Enfoque no que quer.
Já pensou no que verdadeiramente quer da sua vida ? Ninguém o pode fazer por si, só você.
Quais são os sonhos que brotam do seu coração e da sua mente ? Esses são únicos para si e são os talentos que lhe foram dados para utilizar e fazer frutificar.

3. S.M.A.R.T. Objectivos S.M.A.R.T. significam Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Attainable (atingíveis), Realistic (realistas), e Time (temporizáveis).
Específico: Não seja vago. Defina em pormenor, como quem pinta um quadro ou tira uma fotografia.
Mensurável: Quantifique o seu objectivo. Como vai saber se o atingiu ou não ?
Atingível: Seja honesto consigo sobre o que nesta fase da sua vida acredita que vai conseguir, tendo em conta as suas actuais responsabilidades.
Realista: É bom que seja exequível e real.
Temporizável: Indique um intervalo de tempo para cada objectivo. Quando o vai atingir?

4. Responsabilidade. Quando alguém sabe quais são os seus objectivos, eles vão ajudá-lo a ser responsável pelos mesmos.
Quando põe estas 4 peças em conjunto, está a colocar-se numa posição de poder que o catapultará na direcção dos seus sonhos.

Para poder avaliar o seu caminho, sugerimos aqui um processo simples de avaliação e reflexão:
1. Encontre um local calmo. A reflexão necessita que esteja afastado de distracções e que tenha tempo mental para pensar. Junto ao mar ou ao rio, pode ser uma boa hipótese.

2. Faça-o com frequência. Uma vez por semana, por mês, ou outra periodicidade qualquer, o importante é que seja feito em intervalo regulares.

3. Olhe para o que conseguiu e onde está. Seja específico, honesto e 100% verdadeiro.

4. Escreva e guarde esses registos. Isso lhe vai permitir comparar na próxima vez que avaliar e faz com que seja objectivo na sua análise.

5. Olhe em frente e defina o próximo objectivo. Estique-se de acordo com o que funciona para si.

Encontre esta semana 2 horas para fazer esta análise e verá que a sua vida vai mudar.
À medida que os meses passarem vai ver o seu progresso e lhe garanto que se sentirá mais feliz e excitado por viver este fantástico milagre que é a possibilidade de estar vivo!

Adelino Cunha

 

 

Regressar