Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

O Destino existe?

O destino não existe. Se existisse de nada valeriam os planos de segurança industrial, a medicina, e tudo o mais que visa o bem do homem na terra. Se o destino de cada um já estivesse irremediavelmente traçado, de nada valeria o nosso esforço pessoal e a luta de cada um para ser melhor. Seria a maior injustiça e incoerência no plano de Deus.
Mas o destino não existe. Deus deu a liberdade a cada ser humano para que cada um construa o seu destino, e não fique sujeito a um cego destino já traçado de antemão.
A liberdade é o dom mais precioso que Deus nos deu, e que nos faz à sua imagem e semelhança. Sem ela não seríamos semelhantes a Deus. Deus é omnisciente, sabe tudo, até o futuro de cada ser vivo. Mas isto não implica que Deus determine o futuro de cada pessoa. Ele sabe qual será este futuro, mas é no presente de cada um que se traça o futuro.
O facto de Deus já saber o que eu vou fazer, porque é Deus, não restringe a minha liberdade nem um pouco. Jesus morreu na Cruz para que fôssemos livres de todo o mal, especialmente do pecado e do demónio.

 

 

Regressar