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O amor entre os homens e os animais

O amor entre os homens e os animais  

 

Compreenda a relação de amor entre os homens e os animais

 

O homem descobriu a afeição pelos animais, e o cão foi, posteriormente, eleito “o melhor amigo do homem”. Enquanto algumas espécies de animais correm o risco de se extinguirem nas nossas matas e florestas, outros se multiplicam dentro das nossas cidades e casas. É comum andar nas cidades e assistir a donos a passear nas ruas com os seus animaizinhos.

 

A relação do homem com os animais é muito antiga. Parece que a mais remota é com os auroques (espécie de bovinos já extintos), que serviam para a sobrevivência do homem. Essa relação foi se aprofundando e surgiu a co-habitação e domesticação de algumas espécies como ovelhas, aves e gatos. A domesticação dos cavalos trouxe grande progresso para a humanidade. O homem descobriu a afeição pelos animais, e o cão foi, posteriormente, eleito “o melhor amigo do homem”. Mais recentemente, projetos científicos mostraram e elaboraram formas de relacionamento que trazem benefícios psicológicos e até físicos para o homem, como é o caso da equitação.

 

Os animais, então, serviam para o alimento, os serviços gerais e certa amizade, figurada na imagem do cão. Na ideia do domínio natural do homem sobre os animais, o termo usado para se referir aos bichos que alguém cuida na sua propriedade é “criação”. Sempre, por mais que se amasse um animal, ele nunca seria mais do que uma “criação”.

 

Porém, no êxtase do individualismo da pós-modernidade, os animais estão a ganhar um novo significado e status na relação com os seus donos. É o status amoroso. Num mundo no qual o homem desiste dos homens, sobram os animais. Qualquer tipo de relação afetiva com uma pessoa humana é exigente, porque a perseverança no afeto pede o amor, e este é exigente. Para evitar esse risco, muitos decidiram ficar sozinhos e manter relacionamentos distantes, pouco comprometidos. Nesta lógica, muitos casais resolveram não ter filhos, ou, quando muito 1 ou 2, que para eles já é demais. Optaram pelo individualismo institucionalizado. Mas a solidão é o fruto indesejável desse individualismo e o homem não foi feito para viver só.

Então, como equacionar a crise da solidão individualista?

 

Os animais e a solidão do homem

 

O “amor” aos animais é a solução! É simples: compro um bichinho e passo a ter um relacionamento amoroso com ele. Ele passa a ser o amigo, o filho, o confidente. Ele satisfaz as minhas carências, é uma companhia, mas anda segundo as minhas determinações e obedece ao meu estilo de vida, porque eu sou o dono dele. Ainda melhor, ele nunca vai exigir o meu amor, simplesmente porque, não sendo livre, tem poucas vontades e, assim, o nosso amor nunca passará de um grande afeto. É uma boa solução, mas, na verdade, não resolve o problema da solidão, pois esta só é vencida na grandeza do amor entre duas pessoas.

 

A pessoa humana só é plenamente humana, só é feliz, quando persegue o verdadeiro amor. Claro, é muito mais fácil o afeto que o amor. Ainda mais com animais, que, não possuindo liberdade, subjugam-se aos sabores do seu dono. A questão é que o relacionamento de amor entre seres humanos – seja de amizade, esponsal, entre pais e filhos, ou outros (irmãos de uma mesma fé, profissional, colegas, etc) – tem a grandeza de nos fazer livres a partir da liberdade do outro.

 

Este costume generalizado na sociedade, de substituir o amor que nos torna livres por algum afeto, traz o perigo de uma cultura pseudo-humana. Não é necessário continuar a perseguir a grandeza da sexualidade e do amor humano, as virtudes, a capacidade de dar a vida por alguém, a liberdade de ser bom quando o outro é mau. Os relacionamentos limitam-se a uniões afetivas, e o modelo de amor dentro de uma família torna-se apenas mais uma opção, mas indesejável, porque é muito exigente e difícil, e é uma mera opção.

 

Os animais são criaturas de Deus, portanto, têm uma dignidade própria. Devem ser respeitados e podem receber dos homens uma grande afeição a que, vulgarmente, chamamos “amor”. O Catecismo da Igreja Católica no nº 2418 diz: “Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas”. As belas histórias de amizade entre pessoas, crianças e animais tornar-se-ão falácias no dia em que esses amores forem, à medida do amor humano, o máximo de amor que um ser humano pode dar a alguém. Se for assim, nos reduziremos à dignidade dos animais.

 

Amemos muito mais os homens, para que sejamos plenamente humanos!

Amemos os homens que passam necessidades, carências de toda a ordem. E há tantos!

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