Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós... Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Na base do beijo

Na base do beijo!

O assunto é sério e merece um pouco de reflexão: Vou falar do beijo.

Do ponto de vista biológico em cada beijo na boca que tu dás, trocas cerca de 250 bactérias na saliva, 9 miligramas de água, 18 substâncias orgânicas, 7 decigramas de albumina (proteína solúvel em água), 711 miligramas de materiais gordurosos e 45 miligramas de sais minerais.
O beijo é algo muito antigo entre os povos. Marca tantas coisas como por exemplo traição (beijo de Judas), amor (Romeu e Julieta), amizade (ósculo santo).
Além de lábios que se tocam será que os sentimentos se encontram? Os sentimentos misturam-se ou só se isolam?

O acto em si é capaz de movimentar 29 músculos, 12 dos lábios e 17 da língua. Durante um beijo, a pulsação cardíaca pode subir para algo à volta de 150 batimentos por minuto.
Muitos músculos são movimentados, mas, e o mover de sentimentos? E o sacrário vivo que tu és…
Do ponto de vista psicológico, quantas carências tentam ser supridas, mas não o são, pois afinal de contas foi só mais um a beijar.
Beijar é sinal de comprometimento. Sinal de pertença!

A gastroenterologista, Drª Márcia Mayumi alerta sobre as doenças que giram à volta do beijo. Diz ela:

“As doenças são a cárie (por ser causada por uma bactéria, pode ser transmitida pelo beijo, e vir a provocar a doença em quem a contraiu); gripe (causada por um vírus); hepatite B; mononucleose, e bactérias que causam faringite, laringite, amigdalite. O beijo transmite estas doenças desde que uma das pessoas possue o agente causador e a outra tenha uma propensão para adquirir a doença.”

Há quem beije sem pensar no que realmente está por detrás deste acto. Com beijos não se curam carências!
Beijo roubado, coração ferido. É hora de te cuidares, sabendo que tu vales muito mais do que um simples beijo passageiro.
Beijar é bom. Bom demais. Dá adrenalina, mas com a pessoa certa no momento certo e do jeito certo! O beijo um brinquedo que passa de boca em boca. Não deixes rastos de ti nas pessoas. Deixa uma marca! A marca de quem se valoriza! Marca de céu. Um beijo que dás ao teu namorado deve trazer gosto de eternidade!

Nunca dês o beijo de Judas, um beijo que traia a ti mesmo! O verdadeiro amor espera. O beijo também é espera! O importante é dar um beijo que sela amor e gera compromisso. Não é beijar toda a gente, mas é beijar aquele ou aquela que te espera como Dom.

Regressar