Temas de Formação
JESUS ESTÁ A PASSAR E A CHAMAR: VINDE A MIM
- 22-05-2008
- Visualizações: 287
- Imprimir
- Enviar por email
«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve» (Mt. 11,28-30).
Vós todos que chegais ao fim do dia cansados, abatidos, desiludidos, porque nada vos correu bem ou porque o vosso marido, a vossa mulher, os vossos filhos, os vossos pais, os vossos colegas de trabalho ou de escola vos desiludiram...Vinde a Mim, descarregai sobre Mim esse fardo pesado, que já não conseguis suportar; confiai-Me essas vossas desilusões, esse vosso cansaço, esse vosso abatimento; Eu vos aliviarei e encontrareis repouso para as vossas almas, para o vosso espírito e para o vosso corpo.
Vós todos que vos sentis oprimidos pelos vossos patrões, ou pelos vossos chefes de trabalho, que usam de todos os meios lícitos e ilícitos para vos humilharem, para vos acusarem injustamente, para verem se abandonais o vosso posto de trabalho e darem o vosso lugar a outro seu favorecido... Vinde a Mim, contai-me tudo o que está a perturbar a vossa alma, repousai sobre o meu coração e encontrareis alívio para o vosso. Vós todos que sois caluniados, acusados injustamente, condenados inocentemente e que já não conseguis dormir, nem sequer repousar o vosso cérebro já cansado e à beira dum esgotamento ou depressão nervosa... Vinde a Mim, sentai-vos a meu lado, como dois amigos ou amigas íntimos fazem, e contai-Me tudo o que está a passar no vosso espírito: raiva, ódio, rancores, ciúmes, invejas, desejos de morte e de acabar com tudo e com todos, e encontrareis a paz interior que vos ajudará a repousar e a dormir tranquilamente. No dia seguinte, levantar-vos-eis com o sorriso nos lábios e com a alegria no coração.
Vós todos que andais tristes e abatidos pela morte dum familiar ou dum amigo, ou que andais preocupados pelo medo da morte de alguém que vós amais – ou da vossa própria morte... Vinde a Mim, na casa de Meu Pai há muitas moradas; já vos preparei um lugar, quando chegar o dia oportuno, virei e tomar-vos-ei comigo, para que fiqueis para sempre a gozar na companhia dos vossos familiares e amigos e, sobretudo, na minha companhia, onde não vos faltará nada e onde haverá alegria e paz para sempre.
Vós todos que andais angustiados e abatidos com o medo ou o peso da doença... Vinde a Mim. Eu sou o Médico dos corpos e das almas. Curarei as tuas doenças físicas, psíquicas e espirituais. Olha como tantos leprosos, cegos, coxos, aleijados, surdos e mudos encontraram em mim a resolução dos seus problemas. Faz como fez o cego Bartimeu (Mc. 10, 46-58). Quando lhe falaram de Mim e ouviu dizer que eu ia a passar por aquele lugar, começou a gritar: "Jesus, Filho de David, tem piedade de mim". Muitos repreendiam-no para que se calasse. É o que fazem hoje também contigo. Muitas vozes te dizem para não gritares por Mim; não querem que te encontres Comigo. Mas tu faz como o cego, grita ainda mais: "Filho de David, tem piedade de mim".
Se persistires na tua fé e na confiança em Mim, dir-te-ei: "Vem, que te libertarei dos teus males". Mas para isso, tens que ter a coragem do cego: atira, para longe de ti, com essa capa que te impede de correr ao meu encontro. O cego não via o caminho, mas sabia que Eu o estava a chamar. Por isso, não teve medo de tropeçar no caminho, nem de cair em nenhuma cova. A sua coragem e tenacidade foram premiadas e pôde ouvir da minha boca aquelas palavras consoladoras: "Vai, a tua fé te salvou".
Vós todos que andais preocupados com o dia de amanhã, pela falta de emprego, pela falta de dinheiro, por falta de ideias claras sobre o vosso futuro, pela incerteza do vosso matrimónio, pelo medo do demónio, das bruxas ou feiticeiros... Vinde a Mim. Tende confiança. Eu venci o mundo. Nada, nem ninguém vos separará do Meu amor.