Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós... Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Evitar a tristeza e ter bom humor

Para evitar a tristeza e ter bom humor

A alegria é um fruto do Espírito Santo (cf. Gálatas 5,22), mas há dias em que tudo concorre para que a gente esteja de mau humor. Há dias em que acordamos de mau humor e cheios de indisposição. São as notícias, os acontecimentos, os problemas, a saúde. É preciso decidir lutar contra todo o mau humor e procurar a verdadeira alegria. Nesses dias sem querer magoamos as pessoas que mais nos amam e que se aproximam para nos ajudar.

As grandes doenças começam pequenas, por isso, não deixes que a tristeza nem o mau humor invadam o teu coração: luta, reza, vence com a graça de Deus. Escolhe uma boa música para ouvir e cantar; abre as janelas e deixa a luz e o vento renovar o ambiente, organiza e limpa o teu espaço de trabalho, de estudo, a tua casa, pois o exterior revela o nosso interior, e procura alguém de confiança para conversar e abrires o teu coração.

“… A alegria do Senhor é a vossa força”. (Num. 8,10)
“O coração ALEGRE é remédio eficiente, mas o espírito triste [abatido] faz secar até os ossos.” (Pr. 17,22).
“Alegrai-vos Sempre no Senhor, repito: ALEGRAI-VOS!!!” (Fl. 4,4).

Um dia estava tão apreensivo, preocupado e triste que não conseguia rezar. Para não espalhar a minha tristeza e irritação decidi ir para a igreja conversar com o meu Senhor. Encontrei uma foto do servo de Deus o Papa João Paulo II a conversar com uma criança e atrás desta foto uma oração que fiz imediatamente, lembrando-me da ordem de Jesus: pede ao pai e Ele te dará o Espírito Santo: “Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.” (Lucas 11,13).

ORAÇÃO PARA PEDIR O BOM HUMOR

Senhor, dai-me uma boa digestão e também algo para digerir.
Dai-me a saúde do corpo e o bom humor necessário para mantê-la.
Dai-me Senhor, uma alma simples que saiba aproveitar tudo o que é bom e que nunca se assuste diante do mal, mas, pelo contrário, encontre sempre uma maneira de pôr cada coisa no seu lugar.
Dai-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, as mágoas e as lamentações; e não permitais que me preocupe excessivamente com a coisa complicada demais que se chama “eu”.
Dai-me Senhor, o senso do bom humor.
Concedei-me a graça de apreciar tudo o que é divertido para descobrir na vida um pouco de alegria e também para partilhá-la com os outros. Amém.
São Thomas More.

 “Não entregues a tua alma à tristeza, não te atormentes com os teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida”. (Eclesiástico 30,22-23).

Oração:
Ó Deus todo-poderoso, que nos mandais preparar o caminho de Cristo Senhor, fazei que, confortados pela presença do médico divino, nenhuma fraqueza possa abater-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Regressar