Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Como vencer as tentações da carne

Como vencer as tentações da carne

O inimigo de Deus rodeia-nos  constantemente

"Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja a vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito e o que o Espírito deseja é contra a carne" (Gl 5,16-17).
São Paulo, escrevendo aos gálatas fala da vida carnal, referindo-se à impureza, devassidão, imoralidade sexual, libertinagem, inveja, discórdia, bebedeira, orgia, ciúme, ira e outras coisas semelhantes (cf. Gl 5, 19-21). Dando sequência aos versículos, o apóstolo dos gentios ressalta: "todos os que vivem desta maneira, não herdarão o reino de Deus."
Já tiveste a horrível sensação de ser vencido(a) pelas tentações da carne? Todos temos. E se não nos cuidarmos ou não nos disciplinarmos, seremos vencidos sempre. O inimigo de Deus está constantemente rodeando-nos, pronto a devorar-nos, por isso, é preciso vigilância e muita oração.
"Se não te mortificas, nunca serás uma alma de oração. Nenhum ideal se torna realidade sem sacrifício" (São Josemaría Escrivá).
Geralmente somos tentados na nossa maior fraqueza. Qual é o teu ponto fraco? A tua sexualidade, o teu temperamento, a gula, a inveja, o ciúme, a discórdia? O que fazer nesses momentos, nos quais me sinto impotente diante das tentações e o que fazer para vencê-las?
Primeiro: fugir das ocasiões de queda e não procurá-las. Porque se deixarmos para fugir quando ela já nos está envolvendo, será muito difícil resistir. Além de fugir, não podemos ser ocasião de pecado para as pessoas que convivem connosco.
Segundo: Só com o espírito fortalecido será possível dominar os impulsos da carne. Venceremos e dominaremos a nossa carne com a oração e a intimidade com Deus, buscando os frutos do Espírito Santo de Deus, que são: alegria, amor, paz, paciência, amabilidade, mansidão, domínio próprio, este, sobretudo, conseguimos somente com muito esforço, e fazendo mortificações, ou seja, renúncia daquilo que gostamos muito: refrigerantes, doces, entre outros.
Por que é que isto é importante? Porque quem não domina a boca, geralmente tem uma grande dificuldade em controlar os seus impulsos sexuais. Esta frase que um dia ouvi de um padre, mestre em teologia moral, levou-me a fazer uma grande reflexão. Deus fez muitas libertações na minha vida a partir do momento em que eu gravei isto na minha mente e no meu coração.
Sem disciplina não há santidade. A nossa vida espiritual deve ser regrada e planeada. Por isso, não podemos deixar a oração como última tarefa do dia. Ao despertar, devemos consagrar logo ao Senhor tudo o que vamos viver no nosso dia, os nossos pensamentos, o nosso desejo de viver a castidade, as pessoas com quem nos relacionaremos e lembrar: precisamos de fugir das ocasiões de pecado e não ser ocasião de queda para as pessoas.
Que todo o nosso dia seja uma oração traduzida em acções. Não adianta orarmos e não colocarmos em prática o que Deus nos pede. É Ele quem tudo vê!
Mensalmente, ou quando for possível, procure ser orientado por um sacerdote ou director espiritual da sua confiança. Faça mortificações, as quais o ajudarão e o levarão ao amadurecimento, ao controle e ao equilíbrio afectivo-sexual.
Isto é possível e com o auxílio do Espírito Santo poderás vencer as fraquezas da carne.
Tenho dado a Deus a vitória na minha afectividade e na minha sexualidade. Digo que é difícil, mas é possível.
Queres vencer também? Começa agora com uma boa confissão, sem medo. O Senhor está contigo e ama-te!
Muita oração e muita disciplina!

Regressar