Temas de Formação
Como lidar com pessoas difíceis no trabalho
- 11-04-2018
- Visualizações: 180
- Imprimir
- Enviar por email
Como lidar com pessoas difíceis no trabalho?
Aprenda a conviver com aquelas pessoas que fazem da sua vida profissional um verdadeiro inferno
Pessoas tóxicas, gente amarga, misantropos… Particularmente, não sou a favor dessas e tantas outras etiquetas. Prefiro chamar-lhes pessoas com atitudes difíceis ou feridas, já que é isso que as leva a ter um tipo de comportamento não tão agradável.
Sejamos realistas, ninguém – por pior que seja a pessoa – acorda pensando: “hoje serei feliz sendo amargo, fazendo a vida difícil aos outros”.
Por isso, é importante entender o que se passa na vida de quem tem um comportamento azedo. Por traz de cada rosto que não sorri pode haver uma história de dor, carência ou uma marca de abandono.
Então, longe de julgarmos, precisamos de olhar com compaixão.
Este tipo de gente está por toda a parte; não é só no ambiente profissional. Algumas vezes, tu e eu também agimos como pessoas difíceis.
A arte da simpatia
Como lutar contra essas pessoas que querem tornar a nossa vida mais difícil no trabalho? São Paulo dizia que é preciso afundar o mal com abundância de bem.
Portanto, a nossa primeira arma é o sorriso. Pode parecer tolice, mas um sorriso desarma qualquer um.
Talvez tu sejas o único a dar esse presente a uma pessoa difícil. A tua expressão poderá ser um bálsamo para um coração que passa por um momento traumático. Com um sorriso, queremos dizer o seguinte: “o que eu posso fazer para aliviar a tua carga? Conta comigo”.
Por outro lado, lembra-te que os maus tratos são como qualquer presente: tu escolhes se o aceita ou não. É verdade, é horrível chegar ao trabalho e sentir-se logo num ambiente hostil.
Portanto, além de contar com a tua arma mais poderosa – o teu sorriso – tu podes adoptar estes conselhos na hora de te relacionar com pessoas difíceis e mal humoradas:
• Tenta compreender a pessoa. Se vires que não há uma resposta positiva, dedica-lhe o mínimo de tempo possível e dirige-lhe a palavra apenas se necessário;
• Quando conversarem, centraliza o assunto na pessoa, não em ti. Assim, evitarás que ela distorça as suas palavras ou manipule a informação;
• Trata-a da mesma forma como gostarias de ser tratado;
• Toma cuidado com o que vais dizer, pois essas pessoas costumam sentir-se atacadas ou ofendidas por nada. Sim, é desgastante tomar todos esses cuidados. Mas, lembra-te: tu estás a falar com alguém que está ferido;
• Procura não levar as coisas para o lado pessoal, nem mesmo os ataques directos a ti;
• Fala de forma clara, concisa e sem rodeios. Não queiras que a pessoa entenda o teu ponto de vista, pois ela não entenderá;
• Não partilhes assuntos pessoais. Por causa das tuas próprias feridas emocionais, essas pessoas geralmente são pouco prudentes quanto à vida pessoal dos outros;
• Deixa as regras do jogo bem claras. Diz que a respeitas e exige respeito. Antes de tudo, segue as políticas e procedimentos da empresa.
Por último, a pergunta de um milhão: por quê uma atitude amarga de outrem te está a tirar a paz? O que é que poderias mudar em ti mesmo para que este tipo de atitude não te impacte tanto?