Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

AMAR A VIDA – O ARCO-ÍRIS

“Não amaldiçoareimais o mundo por causa do homem… Dou-vos um sinal da aliança que estabelecientre mim e vós e todos os seres vivos... Coloquei o meu arco entre as nuvens;ele será sinal do compromisso que assumi com o mundo" (Gn 8,9).

O livro do Génesisfaz ver como o Deus amante da vida vence o caos e plasma o cosmo com suapalavra criadora. Tudo o que fez não podia deixar de ser uma obra-prima, dada aqualidade do Artista. Já a partir do capítulo 3 e seguintes, porém, o cenárioapresenta-se muito diverso. Transtornado o plano original de Deus, devido aopecado que inunda a face da terra pela violência e pela depravação do homem, omundo retorna ao caos.

O mal, contudo, coma sua lógica interna de destruição e de morte, não pode ter a última palavra.Dessa forma, depois do tsunami do dilúvio, Deus estreita uma aliança com ohomem, empenhando-se a jamais permitir que este mundo criado por ele sejadestruído e se torne um deserto povoado de raiva e desespero. O arco-íris ésinal desta aliança com a humanidade: logo depois da chuva surge no céu eparece querer abraçar o firmamento, para recordar à criatura a promessa do Criador.

* O Deus biófilo nãoama simplesmente a vida humana, mas qualquer vida, mesmo a vegetal e animal,porque toda a criação é obra do seu amor. Com o valor e a dignidade da vidahumana, a Bíblia exprime, da primeira à última página, o cuidado amoroso deDeus pela natureza, explicitada nas palavras de Gn 1,31: «E Deus viu tudoquanto tinha feito e achou que era muito bom». Animais, plantas, firmamento,sol, oceanos... tudo é bom, tudo tem valor por si mesmo, tudo proclama a glóriade Deus, como canta o Salmo 18/19: «Os céus narram a glória de Deus, e ofirmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia transmite ao dia a mensagem e anoite conta a notícia a outra noite». Todas as criaturas, com efeito, sãoconvidadas a bendizer o Senhor conforme diz o Cântico de Daniel: «Bendizei oSenhor, obras do Senhor (anjos, céus, águas, sol e lua, estrelas do céu, chuvase orvalho, ventos, fogo e calor, frio e calor, orvalho e geada, gelo e frio,gelos e neves, noites e dias, luz e trevas, raios e nuvens, montes e colinas,criaturas todas que germinam sobre a terra, fontes, mares e rios, monstrosmarinhos e quanto se move nas águas, pássaros, animais selvagens e domésticos,filhos do homem) (3,57-88)

* Estereconhecimento, porém, só é real quando e se o homem reconhece, por sua vez, adignidade do lugar que habita, e decide respeitar a natureza, acolher ascriaturas e aceitar a riqueza da sua diversidade. Somente a aceitação concretade tudo o que existe, mas, sobretudo do ser vivo, leva à afirmação do valor dacriação e dos direitos daquele que foi colocado como guarda e, comoconsequência, a superar a exploração e o abuso, a realizar o desenvolvimentorespeitoso do ambiente e tecer uma convivência harmoniosa com os demais seresvivos.

Hoje, a civilizaçãoindustrial favoreceu a produção e o crescimento da riqueza, mas muitofrequentemente exagerou no abuso dos recursos, dando um incentivo àdesumanização do homem que, quase sem perceber, se converteu em meroproduto/consumidor.

A cultura da vidaleva-nos a uma verdadeira atitude ecológica: ao amor para com todos os sereshumanos, mas também para com os animais e as plantas; enfim, ao amor para comtoda a criação; e a defender e promover todos os sinais da vida contra osmecanismos de destruição e de morte.

Diante das ameaçasde exploração desordenada, de opressão da natureza, de desenvolvimentoinsustentável, que estão causando poluição, efeito estufa, desflorestamento,cimentação, desertificação, empobrecimento dos recursos, fruto da avidezinsaciável e da falta de responsabilidade não só diante da criação que Deus nosdeu como casa para todos, mas também diante das gerações futuras, parece-meoportuno recordar as palavras do grande chefe índio Seattle: aquilo que fere aTerra, fere os filhos e as filhas da terra.

Deus assumiu ocompromisso de preservar a natureza, mas não sem nós: fez-nos colaboradoresseus, revestiu-nos de responsabilidade. A operação arco-íris para salvaguardada criação é obra de Deus, de todos e de cada um.

Regressar