Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

A ditadura da beleza

A ditadura da beleza - Dr. Augusto Cury

Hoje em dia, as pessoas perderam a noção de fazer das pequenas coisas um espectáculo aos seus olhos, o espectáculo da sua própria existência.
Todos os nossos medos precisam de ser administrados por nós. As modelos que levam consigo a "ditadura da beleza" vivem a mais profunda solidão.
Elas estão-se auto destruindo, devido ao problema com a auto imagem.
Vós, jovens, vedes defeitos que não existem e a maioria das mulheres rejeitam uma parte dos seus corpos. Algumas querem mudar o seu nariz, os seus seios, algumas até mesmo o pescoço. Tu tens um caso contigo mesmo? Tens tido um romance contigo mesmo?
Se não cuidares da tua história, não aprenderes a controlar a tua emoção, a proteger a tua mente da tua auto rejeição, pouco a pouco tu vais nutrir uma angústia no inconsciente e até gerar uma doença psíquica.
Por que é que as pessoas não conseguem fazer das pequenas coisas um espectáculo? Por que é que os pais e os filhos se isolam um do outro, comem a mesma comida, mas não se amam e não partilham? O ser humano moderno tem vivido em sociedade avançadas, mas fechados nos seus próprios "mundos”.
Os discípulos, quando viram Jesus com taquicardia e ofegante no monte das Oliveiras, onde pela primeira vez Ele pediu um ombro para chorar, não puderam ajudá-Lo. Então, a única coisa que Ele pode clamar, foi "Pai, se é do teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua" (Lc 22,42)
Nunca ninguém na história foi tão sincero na humanidade como Jesus. Então, logo veio Judas, com uma grande escolta. Judas conhecia pouco o seu Mestre, mas o pouco que ele conhecia, sabia que Ele não negaria um beijo.
Nunca na história, alguém que foi traído investiu até ao último momento no traidor. E nós fazemos o inverso, quando nos sentimos traídos, excluímos aqueles que nos traíram.
As pessoas entraram numa paranóia do consumismo. As pessoas têm se tornado escravas da "ditadura da beleza"; a percentagem de mulheres que se acham bonitas, são apenas de 2%. E 98% das mulheres acham-se feias.
Nunca devemos esquecer que a beleza está nos olhos de quem vê. Devemos aprender a proteger a nossa emoção e encantar-se com a vida. Claro que, às vezes, é necessário fazer-se um regime, mas quando o excesso de peso estiver a fazer mal à saúde.
Ser autor da sua própria história é sair da posição de telespectador e subir no palco da vida.
Precisamos de causar uma revolução contra a "ditadura da beleza". É necessário libertar-se desta ditadura dramática do inconsciente.
Muitas mulheres adquirem a síndrome do PIB (padrão inatingível de beleza), caracterizada pela baixa auto estima, preocupação excessiva com a imagem, com o que os outros pensam de si, uma rejeição por uma área do corpo, sentimento de inferioridade, consumismo excessivo.
Há mulheres que acabam com os seus relacionamentos por causa da beleza excessiva e fazem propaganda dos seus defeitos.
Precisamos de fazer propaganda daquilo que ajuda a auto estima. Jesus fazia propaganda do que era belo, do que era bom. Como a história da mulher apanhada em adultério. Todos queriam apedrejá-la, queriam intrigar Jesus, levando-a para que Jesus a julgasse. Os fariseus estavam a propagar o mal, a difamação. Mas Jesus disse: "Quem de vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra" (Jo 8,7).
Diante desta situação, a primeira coisa que Jesus fez foi silêncio. Jesus pensou, silenciou. Quando tu estiveres em situações delicadas, não digas nada, pois piores coisas acontecem quando estamos aflitos. Quando não temos a resposta certa, a melhor saída é o silêncio. Às vezes, agimos com agressividade e no silêncio estamos a dar a mais bela das respostas.
Quando estiveres zangada com alguém faz silêncio, surpreende, faz a diferença. Dá respostas sábias. Que tipo de atitudes tomas quando o mundo desaba na tua cabeça?
Mulheres, é necessário vós fazerdes uma revolução, pois vós fazeis toda a diferença na sociedade.
Fazei das pequenas coisas um espectáculo aos olhos humanos.
Descobri que cada ser humano tem a sua própria beleza.

Regressar