Para distrair
Anedotas envolvendo o Papa São João XXIII
- 03-03-2019
- Visualizações: 397
- Imprimir
- Enviar por email
Anedotas envolvendo o Papa São João XXIII
1 – Os alfaiates
Logo após ser eleito Papa e aceitar a votação, retirou-se para colocar as vestes brancas do Bispo de Roma, conforme a tradição. Mas aí surgiu o problema: nenhuma das três batinas previamente preparadas lhe servia. Os encarregados ficaram embaraçados e o novo Papa observou, sorrindo:
“Está claro que os alfaiates não me queriam como Papa”.
2 – Os trabalhadores do Vaticano
É muito famosa a sua resposta a alguém que perguntou quantas pessoas trabalhavam no Vaticano. Com naturalidade, São João XXIII respondeu: “Mais ou menos a metade”.
3 – A superiora do Espírito Santo
Certa vez, o Papa Bom saiu do Vaticano sozinho e foi ao Hospital Espírito Santo para visitar discretamente um amigo padre que estava internado. Ao bater à porta, surgiu a madre superiora, que, emocionadíssima, disse: “Santo Padre! Eu sou a superiora do Espírito Santo”.
O Papa respondeu: “Mas que grande carreira a senhora fez, madre! Eu só consegui chegar a ser Vigário de Cristo”.
4 – “Vou falar com o Papa”
São João XXIII costumava confidenciar aos seus colaboradores: “Com frequência acordo à noite e começo a pensar numa série de problemas graves e então decido que preciso de falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e lembro-me que o Papa sou eu!”
5 - Com frequência, João XXIII declarava: “Toda a gente pode ser Papa. A prova é que eu sou”.
6 – João Batista
Numa ocasião em que recebeu um senador norte-americano, este apresentou-se mencionando a sua religião: “Santidade, eu sou batista”.
O Papa respondeu com o seu habitual sorriso e espirituosidade: “Eu sou João. Então estamos completos!”
7 – As irmãs de São José
Um grupo de freiras apresentou-se ao Papa informando que eram as irmãs de São José. O Papa respondeu na hora: “Mas que bem conservadas vocês estão!”