Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Vocacional

A vocação é uma iniciativa de Deus

A vocação é uma iniciativa de Deus. Esta palavra derivada do verbo no latim vocare, significa “chamar”. Ela pode se manifestar aos homens de várias formas, e envolve uma percepção interior profunda de que há uma missão específica para cada batizado.

Quando dizemos que a vocação é uma iniciativa de Deus, dizemos também que esta direção ou desejo interior não é apenas fruto das nossas próprias escolhas ou vontades, mas um desejo de Deus, um convite a viver de acordo com um propósito.

Deus tem um plano para cada um de nós. Ao corresponder ao convite, estamos a contribuir para um bem maior e para a realização de algo que vai além dos nossos próprios objetivos individuais. A vocação, portanto, é vista como uma oportunidade para servir aos outros, fazer a diferença no mundo e cumprir uma missão segundo o coração de Deus.

A vocação é uma iniciativa de Deus

Todos os que são chamados a uma vocação são chamados por Deus. É d’Ele a iniciativa, como nos fala o evangelista São João: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16).

É o Senhor quem chama e capacita os seus eleitos para viver bem o seu convite e a sua missão. O vocacionado é, então, alguém escolhido por Deus, que tem um carisma, uma graça particular.

É Deus quem toma a iniciativa de nos chamar

Em todo o caminho percorrido, podemos encontrar a presença de Deus a guiar-nos através de diferentes formas, sendo de maneira direta, por meio de situações e eventos ou através de outras pessoas.

Correspondamos ao chamamento do Senhor, ao sonho de Deus a nosso respeito. Este chamamento é correspondido quando estas duas vontades se completam: Deus que nos chama, e a nossa que generosamente aceita.

Que possamos, pela força da oração, do discernimento e da abertura de coração corresponder ao apelo do Senhor: o apelo a ser um outro Cristo aqui na Terra, bem vivendo o sonho de Deus em nós.

Regressar