Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Mariana

Por que é que a Virgem Maria veste azul

O azul é uma cor muito importante nas tradições artísticas do Cristianismo e tem profundos significados espirituais

Na arte cristã dos últimos mil anos ou mais, há uma cor quase sempre associada à Santíssima Virgem Maria: o azul.

Por quê? Qual o significado desta cor?

Para começar, a cor azul possui profundas raízes bíblicas no Antigo Testamento. De acordo com o Dr. R. Jared Staudt, a cor é especificamente mencionada como a cor do povo de Israel no livro de Números.

Para o povo de Israel, o azul traz à mente a obediência aos mandamentos de Deus, em oposição à vontade egoísta de uma pessoa.

Isto foi perfeitamente vivenciado pela Mãe Santíssima, que disse: “Eis que eu sou serva do Senhor; que se faça conforme a sua palavra” (Lucas 1:38). Ela era a fiel “Filha de Sião” que cumpriu o chamamento da obediência pedido por Deus aos israelitas.

Além disso, o livro de Números indicou que “os levitas devem espalhar sobre [a Arca da Aliança] um pano de azul “(4: 6). E ainda: “E sobre a mesa do pão da Presença eles devem espalhar um pano de cor azul” (4: 7)“.

Maria é tradicionalmente chamada nova Arca da Aliança, pois mantinha dentro de si mesma a Divina Presença de Deus.

Por outro lado, para a tradição bizantina/ortodoxa, o azul do manto de Maria tem outro significado.

O azul, na iconografia, representa a transcendência, o mistério e o divino. É a cor do céu e, por isso, é vista como uma cor celestial.

O vermelho, em contraste, é visto como uma cor terrestre, a cor do sangue.

Jesus é tipicamente retratado com uma veste azul e uma roupa interior vermelha, simbolizando como a divindade envolve a sua humanidade.

Maria é sempre vista com uma roupa exterior vermelha e uma roupa interior azul, representando como ela trazia a divindade (Jesus) dentro da sua humanidade.

Quando Maria apareceu a São Juan Diego, ela usava uma manta azul-esverdeada. De acordo com os Cavaleiros de Colombo, “o manto verde-azulado manchado de estrelas simboliza os céus. Além disso, a cor do manto indica a sua realeza, já que apenas os imperadores nativos poderiam usar camadas dessa cor“.

Enfim, o azul é uma cor muito importante nas tradições artísticas do Cristianismo e tem profundos significados espirituais que trazem diferentes atributos da Mãe Santíssima. É uma cor sagrada, que nos lembra a fidelidade de Maria e o seu papel privilegiado na história da salvação.

Regressar