Página Mariana
Dez maneiras simples de se consagrar à Virgem Maria
- 15-09-2023
- Visualizações: 285
- Imprimir
- Enviar por email
Dedicar alguns minutos por dia a Nossa Senhora é a maneira mais fácil de lhe consagrar toda a vida.
Dez formas de manifestar amor e devoção à Santíssima Virgem.
1. Consagração
O primeiro gesto que devemos fazer todas as manhãs é uma oração: a oração de consagração a Jesus através do Imaculado Coração. Começa bem o dia através de Maria.
E recorda a oração que lhe foi dirigida por Santa Teresa de Calcutá: "Maria, dá-me o teu coração, tão belo, puro e imaculado, tão cheio de amor e humildade que posso receber Jesus no Pão da Vida, amá-lo como o amas e servi-lo no rosto angustiado dos pobres". Oração de consagração a Nossa Senhora.
2. Rezar o Ângelus ou Regina Caeli
Apesar de tradicionalmente se rezar ao meio-dia, pode ser feito a qualquer hora do dia, estabelecendo-se acima de três momentos: 9.00, 12.00 e 18.00 horas. "Assim santificaremos as horas da manhã, da tarde e da noite através da santa e doce presença de Maria."
E fazê-lo com uma frase do Santo Cura d'Ars, São João Maria Vianney: "Só depois do Juízo Final Maria pode descansar. De agora até lá, ela está muito ocupada com os seus filhos. Servir à Rainha do Céu é reinar lá, viver sob as suas ordens é melhor do que governar."
3. Consagrar o lar e a família ao Imaculado Coração de Maria
Fazê-las através de uma novena de nove dias de terços e orações que terminem "com a bênção, por parte de um sacerdote, da imagem, do lar e dos membros da família. Com esta bênção e consagração, Deus Pai derramará uma enxurrada de bênçãos sobre cada membro da família".
4. Auto-consagração
Usando as diferentes formas conhecidas: a de São Maximiliano Maria Kolbe e a de São Luís Maria Grignion de Montfort. "Esta consagração mudará radicalmente toda a tua vida. E se já a fizeste, podes renová-la em cada ano para aprofundar o tesouro infinito do amor de Deus que obtemos através de Maria!"
5. Imitar Maria
"Quando realmente amamos alguém, queremos conhecê-lo melhor, segui-lo mais de perto e imitar as suas boas qualidades, a que chamamos virtudes." São Luís Maria Grignion de Monfort, no seu Tratado sobre a Verdadeira Devoção a Maria, recorda as dez principais virtudes de Nossa Senhora que devemos imitar para as usar mais tarde como "estrada para o céu". São elas:
- Humildade profunda
- Fé viva
- Obediência cega
- Oração incessante
- Pureza absoluta
- Amor ardente
- Paciência heroica
– Bondade angélica
- Sabedoria celestial
Diz São Luís Maria Grignon de Monfort: "os maiores santos, os mais ricos em graça e virtude, serão os que rezam com mais frequência à Santíssima Virgem, contemplando-a como modelo perfeito a imitar e como ajuda poderosa".
6. Nas tentações, ide a Maria
"A nossa vida é uma zona de combate constante, até à morte! "Não devemos rezar sozinhos contra o diabo, o mundo e a carne. Pelo contrário: no calor da tentação, quando tudo parece perdido, pronuncia o Nome de Maria, reza a Ave Maria! Se fizeres isto, todos os poderes do inferno serão derrotados.
Maria é "a general do Exército". Sob o seu comando, o inimigo desaparece. Como disse São Boaventura: "Os homens não temem tanto um poderoso exército inimigo como os poderes do inferno temem o nome e a protecção de Maria".
7. Maria e o ano litúrgico
Devemos conhecer a presença de Maria no Corpo Místico de Cristo que é a Igreja através da sua presença no ano litúrgico, no qual Nossa Senhora tem um lugar especial. Para isso, leiamos a Carta Apostólica Marialis Cultus, de São Paulo VI, "uma obra-prima espiritual, algo que deves ler!"
8. Ler sobre Maria
Uma Mariologia integral e bem fundamentada deve cultivar a doutrina e a devoção, porque "assim como a doutrina sem devoção é seca e seca, a devoção sem doutrina pode facilmente degenerar em sentimentalismo".
Como remédio, e além do texto acima citado, sugere a carta apostólica de São João Paulo II sobre o Rosário, Rosarium Virginis Mariae, onde convida o mundo a "contemplar o rosto de Jesus através dos olhos e do coração de Maria". "Maria é o caminho mais rápido, mais curto, mais fácil e mais eficaz para chegar a Jesus".
9. Apostolado mariano
"Tornai-vos um ardoroso, fervoroso e apaixonado apóstolo de Maria": como São Maximiliano Maria Kolbe, um dos métodos de difusão da devoção à Imaculada foi a Medalha Milagrosa, que deu a todos que podia, na menor oportunidade que se apresentasse, como se fossem o que ele chamou de "balas espirituais" para aquele combate. Explicando-a é toda uma catequese sobre a Imaculada, e se ela é chamada "Milagrosa" "é por causa do número de milagres atribuídos a ela por aqueles que a usam com fé, amor e confiança".
Por que não ser apóstolo de Maria seguindo os passos de Kolbe? O santo polaco assegurou que "somente à Imaculada foi prometida por Deus a vitória sobre Satanás. Ela busca almas inteiramente consagradas a ela e que nas suas mãos se tornam instrumentos poderosos para a derrota de Satanás e a propagação do Reino de Deus".
10. O Santo Terço
Nas seis vezes (de 13 de Maio a Outubro de 1917) que Nossa Senhora apareceu em Fátima a Lúcia, Jacinta e Francisco insistiu em rezarmos o terço todos os dias. Na referida carta, São João Paulo II atribui ao Terço a capacidade de salvar a família e a paz mundial. O padre Patrick Peyton consagrou a frase: "Família que reza unida, permanece unida", e esta, menos conhecida: "Um mundo que reza é um mundo em paz".
Por que não obedecer à Mãe de Deus, aos pedidos de Nossa Senhora de Fátima? Se o fizermos, a família será salva e alcançaremos a paz que o coração humano anseia.