Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Mariana

ALGUMAS INVOCAÇÕES DA LADAINHA DE NOSSA SENHORA

A palavra ladainha vem do grego e significa súplica. Na Ladainha de Nossa Senhora há algumas invocações que requerem explicações para melhor compreensão.

Espelho de Justiça – Justiça, aqui, entende-se no seu sentido mais amplo de santidade. Nossa Senhora é chamada assim, porque Ela é um espelho da perfeição cristã. Toda a perfeição pode ser admirada nela, como podemos admirar uma luz reflectida na água.

Sede da Sabedoria – Nosso Senhor Jesus Cristo é a Sabedoria, pois, enquanto Deus, tudo sabe e tudo conhece. Ora, Nossa Senhora durante nove meses encerrou dentro de si o seu divino Filho; Ela foi, portanto, a sede da Sabedoria. E continua a sê-lo, pois é nela que encontramos infalivelmente Nosso Senhor.

Causa da Nossa Alegria – A verdadeira alegria não é o riso. Rir muito nem sempre significa felicidade. É muito mais feliz a mãe que leva ao colo amorosamente o seu filho, do que rir à toa. E a maior alegria que um homem pode ter é a de se salvar e estar com Deus por toda a eternidade. Ora, antes da vinda de Nosso Senhor, o Céu estava fechado para nós; foi o sacrifício do Calvário que nos reconciliou com o Criador e nos proporcionou a verdadeira e eterna felicidade. Como foi por meio de Nossa Senhora que o Redentor da humanidade veio à Terra, Maria Santíssima é, pois, a causa da nossa maior alegria.

Vaso Espiritual – Nada tem mais valor do que a verdadeira Fé. Na Paixão e Morte de Nosso Senhor, quando até os apóstolos duvidaram e fugiram, foi Nossa Senhora quem recolheu e guardou, como num vaso sagrado, o Tesouro da Fé inabalável.

Vaso Honorífico – Na nossa época, a honra quase não é considerada, pelo contrário, muitas vezes a falta de carácter e a sem-vergonha são louvadas; mas a honra e a glória, na realidade, valem muito. Nossa Senhora guardou cuidadosamente na sua alma todas as graças recebidas e manteve a honra do género humano decaído. Se não tivesse existido Maria, ficaria a faltar na criação quem representasse a perfeição da criatura, fiel até ao extremo heroísmo.

Vaso Insigne de Devoção – Devoto quer dizer dedicado a Deus. A criatura que mais se dedicou e viveu em função de Deus foi Nossa Senhora, tendo-o feito de forma tal, que melhor é impossível.

Rosa Mística – A rosa é a rainha das flores; é a que possui de forma mais definida e esplêndida tudo quanto caracteriza uma flor. Também Nossa Senhora, no campo da vida espiritual ou mística, tem de forma mais primorosa tudo o que representa a perfeição.

Torre de David – Lemos na Sagrada Escritura que o rei David tomou a fortaleza de Jerusalém dos jebuseus e edificou a cidade à sua volta. Naturalmente, o rei David fortificou a cidade para a tornar inexpugnável e a dotou de forte guarnição. A Igreja Católica é a nova Jerusalém e nela temos uma torre ou fortaleza que nenhum inimigo pode invadir ou destruir: Nossa Senhora. Ela constitui o ponto de maior resistência e melhor defesa.

Torre de Marfim – O marfim é um material que tem características raras na natureza e, ao mesmo tempo, é muito forte e muito claro. Igualmente Nossa Senhora, é muito forte espiritualmente – a maior inimiga dos inimigos de Deus – e de uma pureza alvíssima. Assim, Ela contraria a ideia falsa de que as coisas de Deus devam ser sempre muito doces, suaves e fracas, ou que a verdadeira força está com os impuros.

Casa de Ouro – O ouro é o mais nobre dos metais, por isso, sempre que desejamos dar alguma coisa que seja insuperável, oferecemo-la em ouro – uma medalha de ouro numa competição, por exemplo. Se tivéssemos que receber o próprio Deus, procuraríamos fazê-lo numa casa que não fosse superável, neste sentido, uma casa de ouro. E a Virgem Santíssima é a casa de ouro que acolheu Nosso Senhor quando veio ao mundo.

Arca da Aliança – Na Arca da Aliança eram guardadas as tábuas da lei dadas por Deus a Moisés e um punhado do maná recebido milagrosamente no deserto, por isso, ela lembrava as promessas e a protecção de Deus. Nossa Senhora é, no Novo Testamento, a Arca da Aliança que protege o povo eleito da Igreja Católica e lembra as infinitas misericórdias de Deus.

Porta do Céu – Ela é invocada assim, pois foi por meio dela que Jesus Cristo veio à Terra e é por Ela que nos vêm todas as graças, que têm como finalidade levar-nos ao Céu, nossa morada eterna. Assim, Ela favorece a nossa entrada no Paraíso, como a porta favorece a entrada num outro local.

Estrela da Manhã – Pouco antes de nascer o sol, quando a escuridão é maior e vai começar a clarear, aparece no horizonte uma estrela de maior luminosidade. Depois, quando as outras estrelas desaparecem na claridade nascente, ela ainda permanece. Assim foi Nossa Senhora, pois o seu nascimento significava que logo nasceria o Sol de Justiça, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela é o modelo da perseverança na provação e o anúncio da Luz que virá.

Regressar