Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Eucarística

O melhor presente para uma criança na sua Primeira Comunhão

 O propósito é que todo o católico se lembre para sempre e nunca deixe de se encantar com este presente tão especial

Qual é o melhor presente que uma criança pode receber na sua Primeira Comunhão? Será uma Bíblia novinha em folha, um crucifixo caro, um livro de espiritualidade adequado à sua idade?

O melhor presente que uma criança pode receber na sua Primeira Comunhão é o próprio Jesus!

Aliás, deve ser um propósito de toda a família e comunidade católica que os seus membros se lembrem para sempre e nunca deixem de se encantar com este presente tão especial.

Ao relembrar a sua Primeira Comunhão, o Papa Bento XVI contou o que sentiu naquele dia:

“Mas, no centro das minhas recordações alegres e bonitas está o pensamento que Jesus tinha entrado no meu coração, tinha feito visita justamente a mim. E com Jesus, Deus mesmo está comigo. Isto é um dom de amor que realmente vale mais do que tudo que pode ser dado pela vida; e assim estava realmente cheio de uma grande alegria porque Jesus tinha vindo até mim”.

São João Paulo II descreveu a Primeira Comunhão de Santa Teresa de Lisieux:

“Santa Teresa do Menino Jesus, recordando o dia da sua Primeira Comunhão, escrevia: ‘Oh, como foi doce o primeiro beijo que Jesus deu à minha alma!… Foi beijo de amor, sentia-me amada e eu dizia a Jesus: amo-vos, ofereço-me a vós para sempre… Teresa tinha desaparecido como gota de água que se perde no meio do oceano. Ficava só Jesus: o mestre, o Rei’ (Teresa de Lisieux, Storia di un’anima: Ediz, Queriniana, 1974, Man. A, Cap. IV, pág. 75). E pôs-se a chorar de alegria e consolação, entre o espanto das companheiras”.

Infelizmente, algumas crianças nem sempre têm a mesma reacção a este presente. Como ocorre com todas as graças, dependerá do quanto a criança está bem preparada para receber Jesus e do quanto ela é consciente de Quem vai receber.

Isto não nos deve impedir de tentar explicar aos nossos filhos que eles receberão o mais belo dos presentes – e nós mesmos devemos lembrar que recebemos este mesmo presente cada vez que comungamos.

Regressar