A missão do catequista
Todo o cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus
Quando se fala em catequese, pensamos logo nas pessoas que preparam as crianças para a Primeira Eucaristia ou para o Crisma.
Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que "dar catecismo", pois ela faz parte da acção evangelizadora da Igreja que envolve todos os que aderem a Jesus Cristo.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e activa participação do mistério litúrgico e irradiando uma acção apostólica.
A catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.
O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT).
Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...”.
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo o catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427).
Na sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo liga-se a um verbo que significa "Fazer", "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim, ela tem por objectivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.
A catequese faz parte da acção evangelizadora da Igreja que envolve os que aderem a Jesus Cristo.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e activa participação do mistério litúrgico e irradiando uma acção apostólica.
Todo o cristão que aceita Cristo por inteiro é o verdadeiro baptizado; ele é responsável em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.
A missão do catequista mais do que ensinar regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.
Oração do Catequista:
Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-me o entendimento da vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu a possa transmitir aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos da vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso da minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs. Amém.