Na Bíblia, no Livro de Job, 5, 6-9, podemos ler: “Pois o mal não sai do pó, nem o sofrimento brota da terra. É o homem que causa o sofrimento, como as faíscas voam para o alto. Por isso, eu rogarei a Deus, apresentarei as minhas súplicas ao Senhor. Ele faz coisas grandes e insondáveis, maravilhas incalculáveis.”(Job 5, 6-9)
Quantas vezes ouvimos falar sobre a “paciência de Job”? Apesar de popular, esta expressão não abrange toda a riqueza da sua história. Job era um homem próspero e admirado: tinha uma esposa, filhos, ovelhas, camelos, bois, jumentas e inúmeras propriedades e serviços. A sua vida, aos olhos humanos, era perfeita. Job era íntegro, recto, temente a Deus e vivia longe do mal.
No início do Livro de Job, Satanás aparece diante de Deus e comenta que observou a terra. Deus, então, destaca a fidelidade de Job: “Viste o meu servo Job? Como ele é temente a Mim?” A história de Job desafia-nos a reflectir sobre a nossa própria vida.
Lições para a vida: Ser recto, temer a Deus e viver longe do mal
A história de Job também nos ensina que mesmo aqueles que vivem uma vida íntegra enfrentam desafios e sofrimentos.
Quando a dor chegar, lembremo-nos que Deus realiza coisas grandes e insondáveis. Confia e apresenta-Lhe as tuas súplicas.
A história de Job inspira-nos a perseverar, mesmo nas adversidades, com a certeza de que Deus é fiel e age sempre em nosso favor.