Nós andamos sempre em busca de propostas de felicidade, mas, muitas vezes, a felicidade que adquirimos é a curto prazo. Toda a pessoa nasce com anseio de felicidade.
Jesus é o Mestre de fazer as pessoas felizes, Ele quer guiar-nos neste caminho, pois é o especialista em felicidade.
‘Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados; Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia; 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus; 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus; 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.’ (Mateus 5, 1ss).
Deus é amor, e onde existe amor existe felicidade.
Bem-aventurado, significa felicidade. Esta Palavra é revolucionária, e a partir destes versículos percebemos que a lei do homem é diferente da lei de Deus, a matemática de Deus é diferente da nossa: ‘Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus’, isto é loucura para o mundo.
O mundo prega que feliz é quem é esperto, quem é corrupto, quem não paga impostos. Os factos dizem o contrário do que Jesus prefere. A sociedade esmaga aqueles que são bons e justos. Na nossa cabeça é impossível conciliar sofrimento e alegria, mas Jesus diz que isto é possível. Quando sofremos e estamos ao lado de Jesus, este sofrimento leva-nos à redenção. Isto é revolucionário.
Muitas vezes, o prazer leva-nos à infelicidade. Jesus mostra-nos que é possível viver o sofrimento e ser feliz. Precisamos de nos libertar da mentalidade que afirma que o sofrimento certamente é infelicidade. Felicidade completa, só a teremos no céu. Tu podes idealizar a felicidade perfeita, mas esta, de facto, só existirá no céu.
Podes promover momentos de felicidade para ti e para os outros; mas a tua felicidade não pode estar baseada em prazer, para satisfazer as tuas carências.
“Feliz quem sabe viver o sofrimento”
A borboleta, para voar, precisa de passar pelo processo doloroso de deixar de ser lagarta. Para chegar à felicidade é preciso ser borboleta, que necessita de sair do casulo para voar.
Muitos jovens são indecisos, inseguros, moles, mas é preciso ser firme, ter garra para viver as bem-aventuranças. Imagina a loucura que Jesus viveu, Ele viveu as bem-aventuranças na carne. Deus, para assumir as nossas dores, teve de se rebaixar até nós.
Nada nesta vida é alcançado sem esforço. Jesus quer dar-nos uma nova visão. O Cristianismo ensina-nos a ver além. Mergulha a tua dor à luz de Jesus para teres a felicidade, para seres chamado bem-aventurado. Com os “óculos” de Jesus vamos abraçar a dor. Isto não significa que vamos correr atrás de sofrimentos, mas se eles chegarem, vamos vivê-los com Jesus. Precisamos de ter os “óculos” de Cristo para o sofrimento, porque a partir daí podemos transformar o corpo, a alma e o psíquico. Feliz de quem sabe viver o sofrimento. Não podemos parar nele, não vamos encarar o sofrimento só como sofrimento, mas como matéria-prima para crescer para Deus.