Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

O Sofrimento

O que é a depressão?

Resumidamente, poderíamos definir a depressão, como uma tristeza profunda, que a pessoa acha que vai vivenciar, e acaba vivenciando mesmo. A depressão tem alguns sintomas que a acompanham. Por exemplo: à tristeza profunda, se junta a ansiedade, angústia, e um sentimento de solidão. A pessoa acaba por ter também um sentimento de incapacidade. Então, tudo isto poderíamos dizer que é um diagnóstico com relação à depressão.
E o que faz uma pessoa ficar com depressão? Quais são as causas?
São vários os factores que causam a depressão. Em primeiro lugar, podemos colocar a perda, quando a pessoa vivência uma perda profunda – um pai que morreu ou qualquer outro tipo de perda. Uma outra coisa que tem causado a depressão é o stress. A vida muito corrida das pessoas, que não têm tempo para nada, a não ser para trabalhar ou debruçar-se num activismo muito grande, que não precisa de ser necessariamente o trabalho, causa o stress. E o stress leva a pessoa a entrar em depressão. A situação de tensão que a pessoa vive, qualquer tipo de situação de tensão que provoque a tensão na pessoa, pode ser causa de depressão também.
"Eu estou com depressão, conheço alguém com depressão. O que é que vou fazer para acabar com esta doença, esta ansiedade, este stress que me deixa 'para baixo?'"
A primeira coisa que a pessoa deve fazer é pedir ajuda, buscar socorro. A pessoa não pode ficar fechada em si mesma e, a tendência é justamente o fechamento. A primeira atitude que a pessoa tem que ter é pedir ajuda. E pedir ajuda a pessoas que sejam entendidas no assunto. Não adianta falar com um amigo. Talvez o amigo me escute, mas não vai compreender o que está a acontecer comigo; é preciso procurar pessoas especializadas, por exemplo, um sacerdote. E dedicarmo-nos à oração. A oração tem levantado muitas pessoas da depressão.
Se rezarmos com o coração sincero, o Senhor não faltará.
Um dia tive um pequeno acidente: para salvar do fogo uma avó e um neto, queimei-me. Foi em má situação, as chamas queimaram os meus braços, o peito, o rosto, a testa… No hospital disseram-me que eu tinha necessidade de fazer uma operação plástica. Durante o percurso, na ambulância, disse à minha mãe e à minha irmã: cantai um pouco! Logo reagiram com surpresa: mas como podemos cantar neste momento, vemos que estás desfigurada! E eu respondi: mas alegrai-vos, agradeçamos a Deus!
Quando chegámos ao hospital, uma amiga, vendo-me, disse: estás muito queimada, como podes permanecer assim? Eu respondi serenamente: se Deus quer que eu permaneça assim, aceitarei em paz. Pelo contrário, se deseja que tudo seja curado completamente, significa que este episódio foi um dom para eu salvar a avó e o neto. Quer dizer também que estou no início da minha missão, na qual devo servir só a Deus.
Acreditem: Um mês depois não tinha nada, nem uma pequena cicatriz! Estou muito feliz. Todos me diziam: vê-te ao espelho. Eu respondia: não, não o farei… Eu vejo-me por dentro: só ali encontro o meu espelho!
Se rezarmos com o coração e com amor, o Senhor nunca faltará.
 
 
 
 

Regressar