EXORCISMO CONTRA SATANÁS E OS ANJOS REBELDES (forma completa)
Publicado por ordem de Sua Santidade o Papa Leão XIII
Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
Salmo 67: Levanta-se Deus e sejam dispersos os seus inimigos e fujam da sua presença os que o odeiam. Como se dissipa o fumo se dissipem eles, como se derrete a cera ante o fogo, assim perecerão os ímpios ante Deus.
Salmo 34: Senhor, peleja contra os que me atacam; combate os que lutam contra mim. Sofram uma derrota e caiam envergonhados os que me perseguem até à morte. Retornem a espada cheios de vergonha os que maquinam a minha perdição. Sejam como a palha levada pelo vento, quando o anjo do Senhor vier acossá-los. Torne-se tenebroso e escorregadio o seu caminho, quando o anjo do Senhor vier perseguí-los. Porque sem motivo me armaram laços; para me perder, cavaram um fosso sem motivo. Que os surpreenda um desastre imprevisto; apanhe-os a rede por eles mesmos preparada, caiam eles próprios na cova que abriram. A minha alma alegra-se com o Senhor e gozará da sua salvação. Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Súplica a São Miguel Arcanjo: Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celestial, São Miguel Arcanjo, defendei-nos na luta que temos combatido “contra os principados e potestades, contra os chefes deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares”. Vinde em auxílio dos homens que Deus criou incorruptíveis à sua imagem e semelhança, e a tão “grande preço resgatados” da tirania do demónio. Com os exércitos dos anjos bons peleja hoje os combates do Senhor, como outrora lutaste contra Lúcifer, chefe da soberba e contra os seus anjos apóstatas. Eles não puderam vencer, e perderam o seu lugar no céu. “Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente e denominado diabo e satanás, o sedutor do universo: foi precipitado na terra e com ele foram lançados os seus anjos” (Apoc. 12,8-9)
Eis que o antigo inimigo e homicida tem se erguido com impetuosidade. Transfigurado em “anjo de luz” (II Cor. 11, 14), com a escolta de todos os espíritos malignos, cercou e invadiu a terra inteira, e instala-se em todo o lugar, com o desígnio de manchar ali o Nome de Deus e do Seu Cristo, de roubar as almas destinadas à coroa da Glória Eterna, de destruí-las e perdê-las para sempre.
O dragão maldito transvazou, como rio imundíssimo, o veneno da sua iniquidade em homens depravados de mente e corruptos de coração: incutiu-lhes o espírito de mentira, impiedade, blasfémia, e o seu hálito mortífero de luxúria, de todos os vícios e iniquidades.
Os mais maliciosos inimigos têm enchido de amargura a Igreja, esposa do Cordeiro Imaculado, têm-lhe dado a beber absinto, têm posto as suas mãos ímpias sobre tudo o que para Ela é mais sagrado. Onde foram estabelecidas a Sé do Beatíssimo Pedro e a Cátedra da Verdade como Luz para as Nações, eles têm erguido o Trono da Abominação e da Impiedade, de sorte que, ferido o Pastor, possa dispersar-se o rebanho.
Ó invencível Príncipe, ajuda o povo de Deus contra a perversidade dos espíritos que os atacam e dai-lhes a vitória. Amém.
A Igreja te venera como seu guardião e patrono, se gloria que és o seu defensor contra os poderes nocivos terrenos e infernais; Deus te confiou as almas dos redimidos para os colocar no estado de suprema felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague Satanás sob os nossos pés, para que já não possa reter cativos os homens e prejudicar a Tua Igreja. Oferece as nossas orações ao Altíssimo, para que quanto antes desça sobre nós a misericórdia do Senhor (Salmo 78,8), e sujeite o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, para o precipitar encadeado nos abismos, de modo que não possa nunca mais, seduzir as nações. (Apoc.20,3).
Confiados na tua protecção e patrocínio, com a sagrada autoridade da Santa Mãe Igreja, nos dispomos a rechaçar a peste das fraudes diabólicas, confiados e seguros no nome de Jesus Cristo, Nosso Deus e Senhor.
Eis aqui a Cruz do Senhor, fugi potências inimigas!
R. Venceu o Leão da tribo de Judá, o descendente de David.
Que a tua misericórdia, Senhor, seja sobre nós.
R. Como nós esperamos em Ti, Senhor, escuta a nossa oração.
R. E chegue a Ti o nosso clamor
O Senhor esteja convosco. (Somente o sacerdote)
R. Ele está no meio de nós.
Oremos: Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o Teu Santo Nome e suplicantes imploramos a Tua clemência, para que, por intercessão da Imaculada Sempre Virgem Maria Mãe de Deus, de São Miguel Arcanjo, de São José esposo da Santíssima Virgem, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os Santos, dignai-Vos prestar-nos o Vosso auxílio contra Satanás e todos os demais espíritos imundos que vagueiam pelo mundo para dar a perder o género humano e para a perdição das almas. Amém.
Exorcismo: Te exorcizamos, espírito imundo, potência satânica, invasão do inimigo infernal, legião ou seita diabólica, em nome e virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo + sejas desarreigado e expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo Precioso Sangue do Divino Cordeiro +. Desde este momento, não te atrevas mais, pérfida serpente, a enganar o género humano, perseguir + a Igreja de Deus e sacudir e joeirar como trigo os eleitos de Deus +. No-lo manda Deus Altíssimo, a quem em tua insolente soberba ainda pretendes assemelhar-te, “o qual quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (II Tim. 2).
Manda-to Deus Pai +. Manda-to Deus Filho +. Manda-to Deus Espírito Santo +. Manda-to a Majestade de Cristo, o Verbo Eterno de Deus feito homem, que para salvação da nossa progénie perdida pela tua inveja humilhou-se e “tornou-se obediente até à morte”. (Fil. 2,8). Ele que edificou a Sua Igreja sobre pedra firme e prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra Ela, querendo permanecer com Ela “todos os dias até ao fim do mundo”(Mat 28,20). Manda-to o sinal sagrado da Cruz, e a virtude de todos os Mistérios da nossa Fé Cristã +. Manda-to a poderosa Mãe de Deus, a Virgem Maria, que desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição, pela sua humildade esmagou a tua cabeça orgulhosa +. Manda-to a Fé dos Apóstolos Pedro e Paulo e todos os outros Santos Apóstolos +. Manda-to o sangue dos mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas +. Então, dragão amaldiçoado e toda a legião diabólica, nós te esconjuramos: Pelo Deus + Vivo, pelo Deus + Verdadeiro, pelo Deus + Santo, pelo Deus que tanto amou o mundo que lhe deu o Seu Único Filho, para quem crer n’Ele, não pereça mas tenha a vida eterna ( Jo, 14-15)
Cessa de enganar as criaturas humanas e de derramar sobre elas o veneno da condenação eterna. Cessa de danificar a Igreja e de armar laços à sua liberdade. Vai-te embora satanás, inventor e mestre de enganos, inimigo da salvação dos homens. Cede lugar a Cristo, em Quem não encontraste nada em tuas obras. Cede o lugar à Igreja - Única, Santa, Católica, Apostólica - que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue. Humilha-te sob a poderosa Mão de Deus, treme e foge à invocação, feita por nós, do Santo e terrível Nome de Jesus que faz tremer o inferno: a Quem as Virtude dos Céus, as Potestades e as Dominações estão submissas; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar, dizendo: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos.”
Senhor, ouvi a minha oração.
R. E chegue até Vós o meu clamor.
O Senhor esteja convosco...(para os sacerdotes)
R. Ele está no meio de nós.
Oração final ( de joelhos)
Oremos: Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos. Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos. Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens. Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho. Porque não há outro Deus senão vós; e, que não pode haver outro a não ser Vós: Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim. Com humildade, suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e sãos e salvos de todo o poder, laço e mentira e malvadez dos espíritos infernais.
Das emboscadas do demónio,
R. Livrai-nos Senhor.
Dignai-vos conceder à nossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir.
R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor.
Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja.
R. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor.
(Aspergir com água benta as pessoas e o lugar.)
Senhor, não recordes os nossos delitos nem os dos nossos pais, nem tomes vingança dos nossos pecados (Tobias, 3,3). Amém!!!
Sobre a recitação e oração do exorcismo Maior, a Santa Sé pronunciou-se na figura do Prefeito da Doutrina da Fé, na época o Ex.mo Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação, dizendo:
1. O cânon 1172 do Código de Direito Canónico* declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto (1º). Determina também que esta licença só pode ser concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, sabedoria, prudência e integridade de vida (2º). Por conseguinte, os Bispos são convidados a urgir a observância de tais preceitos.
2. Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo
Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade.
3. Por fim, pelas mesmas razões, os Bispos são solicitados a que vigiem para que - mesmo nos casos que pareçam revelar algum influxo do diabo, com exclusão da autêntica possessão diabólica - pessoas não devidamente autorizadas não orientem reuniões nas quais se façam orações para obter a expulsão do demónio, orações que directamente interpelem os demónios ou manifestem o anseio de conhecer a identidade dos mesmos.
A formulação destas normas de modo nenhum deve dissuadir os fiéis de rezar para que, como Jesus nos ensinou, sejam livres do mal (cf. Mt 6,13). Além disso, os Pastores poderão valer-se desta oportunidade para lembrar o que a Tradição da Igreja ensina a respeito da função própria dos Sacramentos e a propósito da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos na luta espiritual dos cristãos contra os espíritos malignos.
Aproveito o ensejo para exprimir a Vossa Excelência os meus sentimentos de estima, enquanto lhe fico sendo dedicado no Senhor. Cardeal Joseph Ratzinger