O Carnaval
Terça-Feira de Carnaval? O que a Igreja celebra neste dia é a Sagrada Face de Jesus
- 08-02-2023
- Visualizações: 175
- Imprimir
- Enviar por email
Esta devoção surgiu da antiga tradição segundo a qual as marcas do rosto de Cristo teriam ficado impressas no lenço da Verónica, usado para o enxugar do suor e do sangue no caminho até ao Calvário
Na véspera da Quarta-Feira de Cinzas, ou seja, na assim chamada Terça-Feira de Carnaval, a Igreja mantém a tradição da devoção à Sagrada Face de Jesus, em especial reparação pelos pecados cometidos principalmente ao longo do Carnaval.
O “Verdadeiro Ícone”
Esta devoção surgiu da antiga tradição segundo a qual as marcas do rosto de Cristo teriam ficado impressas no lenço usado para o enxugar do suor e do sangue durante o caminho até ao Calvário, na Sexta-Feira da Paixão. O lenço foi estendido a Jesus por uma piedosa mulher a quem a devoção atribuiu o nome de Verónica, formado pelas palavras latina e grega que significam “Verdadeiro Ícone“, “Verdadeira Imagem“.
Santa Verónica
Segundo a tradição, Santa Verónica morava em Jerusalém e, após a Paixão do Senhor, dirigiu-se a Roma levando consigo aquele véu tão especial.
Uma das vertentes populares diz que Santa Verónica, uma vez chegada à Itália, esteve diante do imperador romano Tibério e curou-o depois de o fazer tocar naquela imagem sagrada. Ela teria vivido na capital do império na mesma época em que lá estiveram os apóstolos São Pedro e São Paulo. Ao morrer, teria deixado a relíquia do “Vero Ícone” ao Papa Clemente I.
No primeiro Ano Santo da história, celebrado em 1300, o Véu da Verónica foi uma das maravilhas da cidade de Roma que se expuseram aos peregrinos em visita à Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Os rastos do Véu da Verónica perderam-se nos anos sucessivos ao Ano Santo de 1600, até que a relíquia foi reencontrada e preservada na Igreja da Santa Face de Manopello.
O Papa Emérito Bento XVI foi o primeiro pontífice a visitá-lo, em Setembro de 2016.
Outras tradições ligadas à Sagrada Face
Além desta tradição de séculos, baseada nos Evangelhos, a devoção à Sagrada Face de Jesus recebeu grande impulso graças a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, bem como, é claro, por causa dos estudos sobre o Santo Sudário de Turim.
