Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

O Carnaval

Terça-Feira de Carnaval? O que a Igreja celebra neste dia é a Sagrada Face de Jesus

 Esta devoção surgiu da antiga tradição segundo a qual as marcas do rosto de Cristo teriam ficado impressas no lenço da Verónica, usado para o enxugar do suor e do sangue no caminho até ao Calvário

Na véspera da Quarta-Feira de Cinzas, ou seja, na assim chamada Terça-Feira de Carnaval, a Igreja mantém a tradição da devoção à Sagrada Face de Jesus, em especial reparação pelos pecados cometidos principalmente ao longo do Carnaval.

O “Verdadeiro Ícone”

Esta devoção surgiu da antiga tradição segundo a qual as marcas do rosto de Cristo teriam ficado impressas no lenço usado para o enxugar do suor e do sangue durante o caminho até ao Calvário, na Sexta-Feira da Paixão. O lenço foi estendido a Jesus por uma piedosa mulher a quem a devoção atribuiu o nome de Verónica, formado pelas palavras latina e grega que significam “Verdadeiro Ícone“, “Verdadeira Imagem“.

Santa Verónica

Segundo a tradição, Santa Verónica morava em Jerusalém e, após a Paixão do Senhor, dirigiu-se a Roma levando consigo aquele véu tão especial.

Uma das vertentes populares diz que Santa Verónica, uma vez chegada à Itália, esteve diante do imperador romano Tibério e curou-o depois de o fazer tocar naquela imagem sagrada. Ela teria vivido na capital do império na mesma época em que lá estiveram os apóstolos São Pedro e São Paulo. Ao morrer, teria deixado a relíquia do “Vero Ícone” ao Papa Clemente I.

No primeiro Ano Santo da história, celebrado em 1300, o Véu da Verónica foi uma das maravilhas da cidade de Roma que se expuseram aos peregrinos em visita à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Os rastos do Véu da Verónica perderam-se nos anos sucessivos ao Ano Santo de 1600, até que a relíquia foi reencontrada e preservada na Igreja da Santa Face de Manopello.

O Papa Emérito Bento XVI foi o primeiro pontífice a visitá-lo, em Setembro de 2016.

Outras tradições ligadas à Sagrada Face

Além desta tradição de séculos, baseada nos Evangelhos, a devoção à Sagrada Face de Jesus recebeu grande impulso graças a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, bem como, é claro, por causa dos estudos sobre o Santo Sudário de Turim.

Regressar