COM MARIA, CONTEMPLAR O ROSTO DE CRISTO!
Advento: o Senhor já vem!
Estamos a viver um dos mais belos tempos litúrgicos do ano: o Advento, ou seja, as quatro semanas que antecedem o Natal. Originalmente, a palavra advento era utilizada pelos antigos romanos para anunciar a visita do seu soberano às províncias fora de Roma. Isto significava para o povo um tempo de preparação. Mais tarde, os cristãos começaram a aplicar 'Advento' às semanas que antecedem e preparam a festa do Nascimento de Jesus.
O primeiro 'advento cristão' refere-se aos milhares de anos de espera pelo Messias prometido, concluído pelo nascimento histórico de Jesus Cristo. Hoje, a humanidade vive um segundo advento, na expectativa da vinda definitiva de Cristo, no final dos tempos.
As quatro semanas que nos separam do Natal recordam-nos esta realidade: a nossa vida é um grande 'Advento', que nos prepara para o encontro com Deus. Deus-Menino - o Filho de Maria! Maria foi aquela que viveu mais intensamente a expectativa da primeira vinda de Cristo na gruta de Belém. Foi Ela a criatura humana que viveu mais intimamente unida a Ele durante os nove meses do Advento.
Para Maria, é sempre Advento, pois a sua missão, como Mãe, é preparar nas famílias e nos corações um lar para Jesus. É ajudar que muitos possam encontrar-se com Deus. Maria continua a peregrinar nas nossas ruas e nas nossas casas, como peregrinou com José de porta em porta para encontrar um abrigo para o Deus-Menino. Ela quer encontrar espaço para o seu Filho no nosso lar. Neste Advento temos uma oportunidade privilegiada de escutar o seu chamamento de amor. Qual será a nossa resposta?