"Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo o Senhor" (Salmo 95)
A Igreja quer que celebres o Natal hoje, como és. Deus quer que o Natal comece na tua família, na situação real que viveis hoje.
Jesus veio como uma criancinha, com uma imagem frágil. Não deixou de ser Deus, mas assumiu toda a nossa fragilidade. Da segunda vez, Ele virá com toda a sua glória e será um júbilo só, uma alegria só.
No Evangelho, ouvimos que os pastores foram os primeiros a receber esta grande notícia. Eles eram nómadas e procuravam sempre locais onde houvesse água para as ovelhas. A ovelha é muito sensível e precisa de ser defendida, pois se escuta algum barulho, fica com medo e não dorme de noite. Por tudo isso, os pastores precisam de dormir com as ovelhas.
Justamente para os pastores, cansados como estavam, Deus enviou anjos para anunciar esta notícia. É para ti que o Senhor anuncia hoje: “Não tenhais medo!
Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu para vós um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura” (Lucas 2,10-12)
Tudo é presente para Deus e Ele faz questão de que as celebrações durante os tempos litúrgicos na Igreja se tornem realidade. Toda a dureza da Semana Santa, assim como a alegria da Páscoa, o fervor de Pentecostes. Jesus quer nascer no nosso coração, na nossa casa e isto não é só poesia.
Quantos andam inquietos por falta de dinheiro, por não poder dar no Natal o que a sua família gostaria de viver. Também para ti que hoje sofres dores da alma, o próprio Senhor anuncia esta grande notícia: “Hoje nasceu para ti um Salvador, que é Cristo Senhor”
Numa celebração de Natal, o próprio clima muda. Não somente pela decoração da cidade ou por causa das luzes. Mas o clima é realmente diferente, cria nos nossos corações uma situação nova. O nosso coração “amolece”, enternece-se.
Quanta gente cheia de ódio, sentimentos de vingança e de ódio. Mas, pelo poder da Palavra de Deus, podes notar que o teu coração está a mudar.
Tu conheces muito a oração de São Francisco. Tudo o que é mal, que partiu do ódio transforma-se em amor, em verdade. Procura viver na graça própria do Natal.
Hoje é Natal, abre os pulmões e respira esta graça de Natal. Deus quer conceder-te a graça própria deste tempo, para te tirar da situação em que estás. Tudo começa pelo coração.
Faz como o filho pródigo, não esperes antes mudar a tua vida para voltar.
Nicodemos foi buscar a Jesus durante a noite, pois era um dos grandes em Israel. Mas quando todos queriam matar Jesus, ele percebeu que Jesus era diferente.
Muita gente diz: “se eu pudesse começar de novo”. E isto é possível! É o nascer de novo que Jesus disse a Nicodemos.
Não deixes para amanhã, nem mesmo para daqui a pouco. Faz isto agora, abre o teu coração à graça do Natal que é o Salvador.
Volta, volta já. Tu és filho e Ele quer devolver-te tudo.