Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Menino Jesus de Praga

COROINHA DO MENINO JESUS DE PRAGA

O que é a Coroinha.

Entre tantas práticas piedosas com que se costuma honrar o Divino Menino Jesus Milagroso de Praga, não há nenhuma mais eficaz do que a devoção ao terçozinho — mais conhecido com o nome de coroinha — do Menino Jesus. Esta devoção deve-se à Venerável Margarida do Santíssimo Sacramento, Carmelita. Esta digna filha de Santa Teresa, morta em perfume de santidade em 1643, tornou-se célebre pela sua grande devoção ao Menino Jesus e pelo seu zelo em o propagar. Por inspiração divina fez um pequeno terço que compôs de três Pai-Nossos para honrar a Sagrada Família e de 12 Avé-Marias, em honra dos doze primeiros anos do Menino Deus. Jesus mostrou à fiel propagandista do seu culto quanto esta prática Lhe era agradável. Fez-lhe ver, numa revelação, estes pequenos terços brilhando com uma luz sobrenatural, prometendo-lhe que quem os trouxesse e recitasse com devoção conservaria a pureza e a inocência, bem como derramaria sobre ele toda a espécie de graças e bênçãos.

Na fórmula da bênção da Coroinha, o Sacerdote diz:
«Afastai, Senhor, daqueles que trazem e recitam esta coroa, em honra dos doze anos da Santa Infância de Jesus, os demónios que espalham o mal, afugentai os inimigos, tanto da alma como do corpo, livrai-os de todos os perigos, protegei-os sempre e fazei que cheguem seguramente ao porto da vida eterna».

Que todos os devotos do Menino Jesus se armem com este precioso tesouro, estimulados pelas palavras da Venerável Margarida do Santíssimo Sacramento:
«Que todos tragam consigo e recitem a coroinha do Menino Jesus como memorial das suas grandezas e como um laço que nos liga a Ele».

Maneira de recitar a Coroinha:

Beija-se a medalha dizendo: «Divino Menino Jesus, abençoai-nos!»
Dizem-se a seguir 3 Pai-Nossos (em honra da Sagrada Família) sobre as três primeiras contas que seguem à medalha, fazendo preceder cada Pai-Nosso destas palavras: «O Verbo se fez carne, e habitou entre nós!”
Nas doze contas seguintes reza-se uma Avé-Maria por cada conta, fazendo preceder cada Avé-Maria destas palavras: «Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Eu Vos adoro na idade de um ano».
Na seguinte conta: «…Eu Vos adoro na idade de dois anos». E assim sucessivamente até rezar as doze Avé-Marias.

 

 

Regressar