Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Meditar faz bem

Jesus, o esposo da minha alma

O que significa a palavra "místico"? É aquilo que une ao céu. Mas os católicos estão a confundir as coisas, e vão buscar "misticismos" de fontes orientalistas, que não têm nada a ver. Há pouco tempo saiu o livro "O Segredo", mas que é totalmente contrário à mística da Igreja.

Num programa de TV, um homem tentou humilhar os estigmas do padre Pio, mas quanto mais eles fazem isto, mais Deus mostra a Sua Glória nos seus servos. Hoje, o Padre Pio é o homem mais amado da Itália, mais que S. Francisco nos dias actuais, e não é qualquer reportagem que vai tirar o mérito daquilo que ele fez.

Hoje o que falta na Igreja são homens que falem do céu, que expliquem às ovelhas o que é o céu. Isto é místico! E não é nenhum tipo de alienação tu quereres saber o que é do céu. O Padre Pio disse a uma das suas filhas espirituais que são necessárias pessoas que ensinem o que é do céu. Porque não escutam o que é do céu, as pessoas vão buscando fontes de fora para tentar saciar a sua alma, mas tudo em vão. Faltam homens que lhes falem do céu. E aqui está a beleza dos santos, eles fizeram isso. Temos exemplos de hoje também. São homens que falam daquilo que Deus quer fazer na sua alma, e que apontam a direcção a seguir.

O padre Pio recebeu aquilo que a Igreja chama transverberação. Ele recebeu na sua alma a marca dos estigmas. E quando falo de alma, não penses em algo difícil de entender, estou a falar do teu interior. É como diz o salmista: ‘Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!’

Precisamos deixar que a nossa alma seja marcada por Deus, como fez o padre Pio.

Quando o padre Pio recebeu as marcas, ele sabia tudo o que iria sofrer, e aqui está a virtude, que eu divido em dois pontos, em dois mistérios:

Em primeiro lugar o servir a Deus mesmo na dor. A alma do Santo Padre Pio foi marcada pelo amor, pelo mistério da dor e de se consumir por Jesus. E antes de o seu corpo começar a sangrar por Jesus, a sua alma já sangrava. E isto nenhuma ciência pode explicar. Antes de os estigmas aparecerem na sua carne, a alma do Santo Padre Pio já padecia os sofrimentos de Jesus. Tu podes saber que a tua alma já está marcada pelo amor profundo a Jesus quando tu não tens medo de tudo aquilo que o Evangelho te pode proporcionar e quando há um amor indizível pelo Santíssimo Sacramento. Quando há uma fome insistente em comungá-lo, tê-lo dentro de si, principalmente no tempo das tribulações. Porque no tempo de consolação, é fácil buscar Jesus. Já num tempo duro e árduo da vida, há muito mérito em continuar a buscar e amar o Senhor, sendo fiel mesmo no tempo do sofrimento. No tempo da tribulação dá a tua vida e a tua alma a Jesus Cristo. O mérito será maior, e é muito maior o que Deus pode fazer na tua alma nesse tempo. Deus também realiza a sua obra no tempo de consolação, mas durante as dificuldades a marca da glória é maior, o conhecimento de Jesus é maior.

Em segundo lugar, o outro mistério é quando tu não evitas o sofrimento por causa de Jesus. Sabes que vais sofrer no caminho que estás, pois o Espírito te disse, e até mesmo a tua inteligência já percebeu, mas tu não te desvias, permanece fiel a Jesus. Quando, mesmo sabendo que vais sofrer por Jesus, vais decididamente na direcção que Deus te mostra, com coragem, então a tua alma vai ser marcada, tu vais ser consolado e os teus sentimentos vão se tornar os sentimentos de Jesus.

Quando o padre Pio recebeu a transverberação, ele sentiu fogo na alma dele. Mas não foi somente o padre Pio que pôde sentir isso. Quantas vezes tu comungaste Jesus e também sentiste que Deus queria algo da tua alma, do teu coração, e depois esqueceste? Quantas vezes tu também não percebeste que Deus te queria dizer alguma coisa?

“Não te percas inutilmente com pensamentos. Não se desgarre o teu coração pelas artimanhas do demónio”, diz o Santo Padre Pio. Este homem de Deus diz-nos para não nos perdermos nos nossos pensamentos, para não nos desgarrarmos de Deus nunca. Estas são palavras muito fortes da boca do Santo Padre Pio. Quanta preocupação atinge a nossa alma no momento da acção de Graças na missa! Quanta distracção acontece connosco depois que recebemos o corpo e o sangue de Jesus!

Uma fonte de distracção hoje nas missas é o bendito telemóvel. Praticamente em todas as missas toca um telemóvel. É a distracção! Tu não te podes esquecer que é nesse momento em que recebes Jesus que Ele te fala mais fortemente. Quantas vezes tu não foste tocado pelo canto da comunhão que entra na tua alma assim como Jesus o está a fazer? Mas quantas vezes também tu não te distraíste e perdeste as graças que Jesus te queria dar?

Na última missa da sua vida o Santo Padre Pio subiu com muito sofrimento ao altar. Hoje temos até fotos e imagens dessa missa. E o altar estava cercado de rosas vermelhas, pois foram 50 anos que ele já tinha os estigmas de Cristo. Sem contar os estigmas da sua alma que já existiam. Os estigmas da carne eram humilhação para ele, pois ele foi zombado, caluniado e tantas outras coisas que fizeram. Mas os estigmas da alma eram a sua delícia, ele mesmo o disse.

Hoje essa realidade de racionalismo que toma conta da nossa fé em muitas coisas, traz um medo de que a tua alma também seja marcada assim por Jesus. Tu, ousarias duvidar que Jesus hoje quer marcar profundamente a tua alma? Que Ele quer dar-te muito mais do que possas imaginar? Ousarias duvidar, q Ele quer marcar a tua alma com dardos de amor, um amor que leve o teu coração a tomar decisões fortes? Não duvides! Esse amor fará com que olhes firmemente para aquilo que o Senhor quer, sem se desviar. E tudo isto vem da Missa, e depois é que se espalha em todos os outros ministérios.

O Senhor quer te dar um místico coração para o seguimento do seu Filho. E não tenhas medo disso! Este amor de Deus vai marcar-vos tão fortemente que vos vai dar força, sabedoria, fortaleza.

Ouçam o que o Santo Padre Pio continua a dizer nesta sua carta: “Os que são entendidos do céu não querem outro caminho, não transitam em outro caminho, senão o da santidade”. Nem fiques a pensar nas tuas fraquezas, limitações. Deus quer dar-te essa fortaleza. Deus quer que tu trilhes o caminho da Santidade. No caso do Santo Padre Pio, a santidade não se manifestava nos estigmas da carne, mas sim nas marcas da sua alma. Os estigmas da carne não eram a glória do Santo Padre Pio, pois a sua glória estava na santidade de Deus que habitava na sua alma.

Não penses que a tua vida com Deus se resume em pecar e ser perdoado. Não, Ele quer que sejas mudado na tua alma! Quer-te mudado pelo amor profundo que Ele te quer dar. As tuas fraquezas não são barreiras para aquilo que o Senhor quer fazer em ti, nem mesmo os teus medos o são.

Se acreditares que quando és perdoado pelo Senhor se trata apenas do começo daquilo que se vai realizar na tua alma, então verás a tua vida mudada. Tu não podes temer o que Deus te quer dar! Mesmo se o teu coração ainda está muito duro, é aí mesmo que Deus quer realizar a sua obra. E não sejas orgulhoso a ponto de não deixar o Senhor realizar o que Ele quiser em ti. Se hoje tens dificuldades em ser de Deus, aprende que o sofrimento é uma escola, e não sejas orgulhoso a ponto de querer ser perfeito já hoje.

Vive cada momento com fidelidade, sabe trilhar o teu caminho e ficar com o teu Senhor mesmo nas dificuldades. Se precisares de perdão, então corre atrás da confissão, mas deixa o amor do Pai ir curando o teu coração e transformando-te, santificando-te. É bonito ver pessoas sedentas de Deus, que buscam a Deus.

Comunga na Missa com a tua alma e vais perceber o que é do céu. Permanece fiel e não deixes o inimigo enganar-te dizendo que não és digno de Deus por causa dos teus pecados. Não conseguirás ser outra coisa a não ser aquilo que Deus quer que tu sejas hoje. Não tenhas medo de deixar Deus ferir o teu coração, pois Ele quer te levar à plena realização e à felicidade, mesmo quando o caminho for o da dor e o do sofrimento.

 

Regressar