O CANSAÇO CARDÍACO
Este fenómeno faz parte do processo de envelhecimento normal e não tem nada a ver com eventuais deteriorações patológicas do coração. A diminuição progressiva do rendimento cardíaco normalmente manifesta-se na propensão para se cansar mais rapidamente.
Sintomas frequentes (Sinais Inquietantes) em idades avançadas: opressão cardíaca, taquicárdia, problemas circulatórios e arritmias que se associam a uma diminuição do rendimento cardíaco. Estamos perante o que os médicos chamam "coração senil".
O estilo de vida afecta o rendimento cardíaco
Os principais hábitos que prejudicam o coração e constituem factores de risco e que se devem levar muito a sério são o stress e as emoções fortes, o tabaco, o excesso de peso, as drogas estimulantes, os maus hábitos alimentares, a falta de exercício físico e os antecedentes familiares no âmbito das patologias cardiocirculatórias.
PROTECTOR
Protector de todo o coração!
É do conhecimento de todos que o coração é o nosso órgão mais vital, o motor que move a vida.
Para cuidar do nosso coração basta fugir do stress e combinar uma boa alimentação com algum exercício. Em resumo, manter uma vida saudável.
No entanto, a partir de certa idade o nosso motor ressente-se devido ao muito que tem vivido, e então é conveniente fortalecê-lo com um tónico adequado.
CUIDE E FORTALEÇA O SEU CORAÇÃO
Evitar os excessos que prejudicam o nosso coração:
~ Fazendo sempre exercício adaptado a cada idade.
~ Alimentando-nos devidamente, evitando a obesidade, o colesterol e os triglicéridos.
~ Incluindo na nossa dieta nutrientes que fortaleçam a musculatura e função cardíaca.
Podemos chegar a uma idade madura com um coração são e uma boa função cardíaca.
A partir de certa idade o nosso coração será o primeiro a pôr limites a qualquer coisa que queiramos fazer que requeira esforço físico.
Por outro lado, um coração forte permite-nos fazer frente, com maior probabilidade de êxito, a qualquer doença que possa surgir.