Mais saúde
Homens: tomar consciência e prevenção do cancro da próstata
- 20-11-2017
- Visualizações: 237
- Imprimir
- Enviar por email
Homens: tomar consciência e prevenção do cancro da próstata
O Doutor Flávio Salgado, esclarece sobre os sintomas e a prevenção
Para muitos homens, ir ao consultório médico não é uma tarefa fácil, mas deveria ser. É preciso sempre ter cuidado com a saúde.
- O que é cancro da próstata?
Doutor Flávio Salgado: O cancro da próstata, é uma doença que acomete uma pequena glândula, que somente os homens têm e ocorre principalmente na terceira idade.
- Quais as causas e fatores de risco deste cancro?
Doutor Flávio Salgado: A causa deste cancro não é bem conhecida. O uso de hormônios sem supervisão médica, outros medicamentos, dieta excessiva de gorduras e histórico familiar estão entre os fatores que isoladamente, ou em conjunto, contribuem para a doença.
- Qual a faixa etária em que há, uma incidência maior de risco do cancro da próstata?
Doutor Flávio Salgado: É mais comum no homem adulto.
- Existe uma classificação deste cancro? Como é feita?
Doutor Flávio Salgado: Sim. A classificação é feita por meio de uma série de exames, alguns analisando a glândula e verificando o tamanho do cancro, pela invasão da cápsula prostática, o comprometimento de linfonodos, ínguas próximas a glândula e, também, quando se estende aos outros órgãos distantes, assim é possível identificar o estágio do cancro da próstata nos pacientes.
- Quais são os sintomas deste cancro?
Doutor Flávio Salgado: Os sintomas são: dor e dificuldade ao urinar. Por ser ligado à próstata, estreita o canal da urina, dificultando a micção.
- Como é o diagnóstico?
Doutor Flávio Salgado: O diagnóstico é feito pelo exame clínico, toque retal associado a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). A confirmação é obtida com a biópsia.
- Quais são as formas de tratamento?
Doutor Flávio Salgado: O tratamento pode ser cirúrgico, radioterápico, hormonal e quimioterápico. Os médicos escolhem o tratamento, caso a caso, e os resultados estão ligados à extensão da doença na glândula, nos gânglios linfáticos próximos e em outros órgãos.
- Existe a opção de terapias alternativas?
Doutor Flávio Salgado: Tratamentos alternativos não são usados devido aos bons resultados dos tratamentos convencionais.
- Como é feita a prevenção do cancro de próstata?
Doutor Flávio Salgado: A prevenção inclui: atenção aos sintomas e aos sinais mais comuns e, depois dos 50 anos, idas ao médico anualmente, para exame clínico médico colabora para a prevenção.
- Os homens muitas vezes não gostam de procurar um médico. Qual a importância de procurarem um médico para realizarem exames periódicos?
Doutor Flávio Salgado: Os homens têm que ter o hábito de procurar o médico e fazer os exames preconizados. Ter medo e fugir não são boas escolhas no cancro da próstata. A doença cresce e dificulta o tratamento, além dos resultados mais pobres, por conta do crescimento e propagação do tumor.
- Quais são as orientações para os homens que estão a conviver com o cancro da próstata?
Doutor Flávio Salgado: Para aqueles que estão em tratamento, é importante seguir as orientações do médico, fazer os exames e tratamentos necessários e acreditar em dias melhores.
- A fé ajuda no processo de superação do cancro?
Doutor Flávio Salgado: A fé é importante e, ajuda na aceitação do diagnóstico e na realização do tratamento com maior dedicação e esperança.