Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós... Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Mais saúde

DERRAME CEREBRAL

O que é um AVC?

Acidente vascular cerebral.
Este é o nome correcto do que os leigos costumam chamar simplesmente de derrame, problema que responde por 10% das mortes no mundo a cada ano.
Aliás, o nome que caiu na boca do povo é apenas um dos tipos destes ataques ao cérebro – o AVC hemorrágico – que nem sequer é o mais comum. Nele, um vaso rompe-se e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já no AVC isquémico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos enfartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região. Mas nos dois tipos o resultado é o mesmo: as células da área afectada morrem, causando diversas sequelas.
Dependendo do local da lesão, pode provocar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros. Isto é uma realidade para 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque destes.
IMPORTANTE
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO 
Isto é muito importante e pode salvar a vida de uma pessoa! 
Durante um churrasco uma amiga tropeçou e caiu no chão suavemente.
Ela garantiu aos presentes que estava bem (aos que se ofereceram para chamar por socorro) e que havia tropeçado no ladrilho por causa dos seus sapatos novos. Os seus amigos ajudaram-na a levantar-se e trouxeram-lhe um novo prato de comida, enquanto ela parecia um pouco aturdida, tentando desfrutar da festa durante o resto da tarde. Mais tarde o marido ligou para os seus amigos informando-os que a sua mulher tinha sido levada ao hospital onde veio a falecer. Tinha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante o churrasco. Se o seu esposo e amigos soubessem  como reconhecer um AVC, talvez hoje ela estivesse viva. 
Reconhecer um AVC  
Um neurologista afirma que se o chamarem dentro das  primeiras 3 horas, os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente. Afirma que é crucial diagnosticá-lo e prestar assistência ao paciente nas três horas subsequentes. 
Lembre-se dos "3" Passos.  
Actualmente os médicos estabeleceram uma regra para o reconhecer mediante três simples perguntas: 
1. Peça à pessoa que SORRIA. 
2. Peça à pessoa que  LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS. 
3. Peça à pessoa que PRONUNCIE UMA FRASE SIMPLES(Coerente)                  (por exemplo . . . Hoje está um dia de sol)  
Se a pessoa apresentar dificuldades numa destas três questões, chame imediatamente o SOCORRO e descreva os sintomas.

 
AVC Isquémico

Nestes casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreensão, perda da sensibilidade nos membros e do equilíbrio se desenrolam em poucos minutos e vão piorando ao longo das horas. A falta de irrigação no cérebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou até meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente.
Dependendo da causa da obstrução, os isquémicos podem ser de três tipos:

1. Trombótico - aqui o causador do entupimento é um coágulo formado numa artéria que irriga o cérebro devido à aterosclerose. Responde por 60% dos casos.
2. Por embolia - Em 20% dos casos o coágulo foi formado em outra parte do corpo e viajou até obstruir alguma artéria que leva sangue à massa cinzenta ou que fica por lá.
3. Insuficiência circulatória - aqui o problema é uma falha no coração, que deixa de bombear sangue correctamente levando à deficiência de circulação na cabeça. Isso explica por que um ataque do coração pode levar a um AVC.

Factores de risco

Os estudos mostram que o grupo mais vulnerável a um AVC engloba homens, com mais de 55 anos e histórico familiar da doença. Além disso, os factores de risco são praticamente os mesmos que estão por trás de um enfarto:

Pressão alta - este é o mais importante factor de risco que pode ser modificado
Cigarro - diminui a oxigenação do sangue e lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de coágulos. Em combinação com alguns contraceptivos orais, o seu efeito é ainda pior.
Diabete - a doença lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de placas
Entupimentos nas carótidas, as artérias do pescoço que levam o sangue ao cérebro
Problemas cardíacos - a fibrilação, por exemplo, gera um descompasso nas batidas do coração que pode favorecer a formação de coágulos. Soltos na corrente sanguínea, podem ir parar no cérebro.

Colesterol alto - conhecido formador de placas

Sedentarismo

Obesidade

Sinais

Fique atento a estes sinais. Deve correr para um hospital imediatamente à menor suspeita deles:

falta de sensibilidade ou fraqueza que surge de repente no rosto, no braço ou na perna, especialmente se for de um lado só do corpo
confusão repentina, problemas para falar ou entender o que os outros dizem
dificuldade de enxergar com um dos olhos
dificuldade de caminhar, tonturas, perda do equilíbrio ou da coordenação
forte dor de cabeça que surge de repente, sem causa aparente

Diagnóstico

Diante de uma suspeita de AVC, o médico geralmente pede uma tomografia ou uma ressonância magnética do cérebro. Esses exames mostram com exactidão a dimensão, a causa, o local e a gravidade da lesão. Também é possível fazer exames das artérias para ver a quantas anda o fluxo sanguíneo por lá.

Tratamento

   
Actualmente há drogas capazes de evitar a morte ou as sequelas em quem sofre um AVC. Elas desfazem os coágulos e reestabelecem prontamente a circulação. O grave porém é que, para surtirem efeito, devem ser ingeridas no máximo três horas depois do início do ataque. Daí a importância de reconhecer os sintomas e correr para o hospital ao menor sinal deles.
No caso dos hemorrágicos, os médicos lançam mão dos medicamentos para estancar o sangue e reduzir a inflamação que acontece logo depois. Dependendo da causa, pode ser necessário uma cirurgia para tratar um aneurisma ou eliminar um coágulo que tenha se formado com o derramamento de sangue.
Além disso, a reabilitação é fundamental para a recuperação de um AVC. Ela deve começar ainda no hospital e se prolongar pelo tempo que for preciso. É ela que vai permitir reconquistar habilidades como falar, comer e até andar. Normalmente é feita por fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mas há programas que incluem até equitação e actividades na água.

Prevenção


É perfeitamente possível prevenir 80% dos AVC. E não há nenhum mistério nisso. Basta controlar os factores de risco. Isso significa:
• controlar a sua pressão arterial. Não hesite em tratá-la se estiver alta

• verificar com um cardiologista se você tem alguma fibrilação atrial

• parar de fumar

• beber com moderação

• manter as taxas de colesterol no lugar

• se for diabético, manter a doença sob controle

• exercitar-se regularmente

• consumir pouco sal
Cura do Cancro!  

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do Cancro. Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Cancro quando apresentou a sua terapia.
O médico observou que todos os doentes com Cancro têm aftas. Isto já era do conhecimento da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos – Candida albicans.
Este médico achou muito estranho que todos os tipos de Cancro tivessem esta característica, ou seja, vários são os tipos de tumores, mas todos têm em comum o aparecimento das famosas aftas no doente.

Então, pode estar ocorrendo o contrário – pensou ele.
A causa do Cancro  pode ser o fungo. E, para tratar este fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio. Assim ele começou a tratar os seus pacientes com bicarbonato de sódio, não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores.
Resultados surpreendentes começaram a acontecer: tumores de pulmão, próstata e intestinos desapareciam como num passe de magia, e também as Aftas!
Desta forma, muitos pacientes de Cancro foram curados e hoje comprovam com os seus exames os resultados altamente positivos do tratamento.
 
Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês): não deixem de ver o video, no link abaixo. O médico fala em  italiano, mas tem legendas em português.-----> http://www/.curenaturalicancro.com/
 
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores. Quaisquer tumores podem ser curados com este tratamento simples e barato. Parece brincadeira? Mas foi notícia nos EUA.
 
O médico  teve que construir o seu próprio site para poder divulgar o seu trabalho de curar o Cancro (ou, pelo menos, várias das suas formas), usando apenas uma solução de bicarbonato de sódio a 20%. Imaginem! Bicarbonato de sódio, uma coisa que nós encontramos em qualquer farmácia ou drogaria de esquina.

Neste link está o vídeo, onde o médico italiano mostra a evolução do tratamento de 4 casos até á sua completa cura: http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/sub-pt.html

Se quiser ver em português, vá a este site e basta clicar nas bandeirinhas no alto da página e muda para o idioma pretendido: http://www.cancerfungus.com/simoncini-cancro-fungo.php#


Emagrecer sem fechar a boca 
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para mantermos a saúde do organismo. Além disso, um prato bonito, com cores e formas variadas, também desperta o apetite e torna a refeição um momento ainda mais agradável.E como tudo o que envolve educação é hábito, para conseguir equilíbrio, em termos de alimentação, requer treino e disciplina.
Para emagrecer, não é preciso iliminar o que mais gostamos; é possível comer de tudo, desde que saibamos o que estamos ingerindo.Poderíamos comparar o nosso organismo a uma máquina muito complexa, que está continuamente em uso, e por esse motivo precisa de uma variedade de alimentos para o seu perfeito desenvolvimento. Tomemos como exemplo: um automóvel sem óleo, mesmo tendo o tanque cheio de gasolina não corre longa distância, e mesmo estando abastecido de óleo e gasolina, se o radiador não estiver cheio de água não vai muito longe.
Desta maneira, a máquina humana poderá trabalhar por algum tempo, sem alguns sais minerais. Poderá resistir ainda, privando-se de vitaminas, mas não por muito tempo, pois o corpo fica doente. Para isso, é fundamentalconhecer os grupos de alimentos da pirâmide alimentar, as porções e as quantidades necessárias de cada alimento.Os alimentos possuem algum valor nutricional, mas o nosso organismo necessita mais de alguns que de outros; portanto, comendo uma quantidade de nutrientes e calorias adequadas, manteremos um peso corpóreo saudável.  
O texto ao lado ilustra a composição ideal de uma alimentação saudável, através de grupos de alimentos: 
Grupo dos carboidratos (pães, cereais, farinhas, massas, tubérculos e raízes)principais fontes imediatas de energia.Podem ser consumidos de 6 a 11 porções ao dia. Uma porção é igual a uma fatia de pão; 30 gr de cereal; ½ xícara de arroz, macarrão ou cereal cozido; 3 a 4 bolachas tipo cream crackers. 
Grupo dos minerais, fibras e vitaminas (legumes, verduras e frutas) são essenciais para o bom funcionamento do organismo, de 2 a 5 porções ao dia. Uma porção é igual a um pires de legumes picados, um pires de verdura crua ou cozida, uma banana ou maçã, ½ xícara de frutas picadas, ou uma fatia de abacaxi, melão, melancia, mamão, ou um copo de suco. 
Grupo das proteínas (leite e derivados, carnes, ovos, leguminosas) esses formam as células dos tecidos do organismo e são importantes para a manutenção da saúde de 2 a 3 porções ao dia. Uma porção de leite equivale a 200 ml ou iogurte 200 ml ou 2 fatias médias de queijo. Porção de carne é igual a 1 bife pequeno, 3 colheres de sopa de carne moída ou picada, 1 coxa de frango. Leguminosa uma concha média, ou 3 colheres de sopa cheias, de feijão ou lentilha ou grão-de-bico, ou ervilha cozida. 
Grupo das gorduras, óleos, molhos para saladas, azeite, manteiga, margarina.Esses fornecem muitas calorias e poucos nutrientes; devem ser ingeridos moderadamente. 
Grupo dos açúcares e doces, em média necessitamos de 1 a 2 porções ao dia. 1 colher de sopa de açúcar ou ½ fatia de doce equivale a 110 Calorias.Novo Portal das 
A refeição pode ser comunhão 
Pensemos na quantidade de seres e de pessoas que trabalham para a nossa alimentação. Os momentos de nossas refeições são sagrados, pois o alimento é fonte de sustentação da vida física, psíquica e, por que não, da espiritual?Os preparativos dos alimentos, do ambiente, as pessoas que partilham da nossa refeição fazem parte de um ritual de vida. 
Durante a refeição 
Prestemos atenção ao que comemos. Observemos as cores, o cheiro e as texturas dos alimentos. Estejamos “presentes”, por inteiro, nas nossas refeições,sem permitir que a imaginação “viaje” nos problemas, nos sonhos. Fiquemos atentos a este momento tão sagrado da vida.Permanecer em silêncio, falar de assuntos agradáveis ou ouvir música suave, durante a refeição, auxilia uma boa digestão.Quando possível, partilhemos das nossas refeições com os menos favorecidos. 
Após a refeição 
Pensemos no Criador de tudo e na cadeia de seres que trabalhou nos nossos alimentos.Consideremos como passam a fazer parte de nós e agradeçamos. Observemos como nos sentimos após cada refeição.Registemos as nossas reacções. Alimentos diferentes provocam sensações diferentes.Eles podem ser a nossa farmácia natural se observarmos como lhes reagimos.Toda a refeição deve ser um acto sagrado de comunhão com o Criador, connosco mesmos, com o nosso corpo, com os seres que nos trouxeram o alimento, com os que consentiram fazer parte de nós.
Toda a refeição pode ser comunhão e deve ser fonte de alegria e vida!


Regressar