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O que é uma alimentação saudável?

O que é uma alimentação saudável?

 

A alimentação é um combustível para a nossa vida, por isso é necessário manter hábitos saudáveis

Já ouvimos falar muitas coisas sobre alimentação, sobre a importância de alguns alimentos para a nossa saúde, para as nossas carências e os nossos excessos. Mas eles possuem um significado maior do que apenas garantir as necessidades do nosso corpo. O ato de comer está relacionado aos valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Na maioria das vezes, comer é um momento de prazer e confraternização com nossos amigos e familiares. O alimento torna-se, assim, muito mais do que uma fonte de nutrientes. Apreciamos as cores e gostamos de sentir a textura e o sabor da comida. Mas isso não é tudo! Nesse jogo de sensações, precisamos nos lembrar da importância da alimentação saudável.

O alimento é o combustível para a nossa vida, já que nos fornece todos os nutrientes necessários para a realização das nossas tarefas diárias. Se não nos alimentarmos bem, não teremos disposição para a realização dessas atividades, além de comprometermos seriamente o bom desempenho das funções vitais do nosso organismo, deixando de cuidar do nosso corpo como templo de Deus.

O que fazer, então, para nos alimentarmos bem? A resposta é muito simples: tendo hábitos alimentares saudáveis. O ideal é que nos empenhemos em ter uma alimentação balanceada, que consiste em equilibrar nossas refeições para que não caiamos nos excessos. A melhor forma de promover esse equilíbrio é colocar em prática duas palavras na nossa alimentação: quantidade e qualidade, ou seja, podemos comer de tudo um pouco, mas com moderação.

Veja, agora, as dicas que o Guia Alimentar da População Brasileira nos traz:

– Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde;

– Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

– Evite refrigerante e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regras de alimentação;

– Faça, pelo menos, três refeições – café da manhã, almoço e jantar – e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

– Consuma, diariamente, três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

– Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;

– Beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

– Pratique, no mínimo, 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo;

– Inclua, diariamente, porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;

– Coma, diariamente, pelo menos três porções de verduras e legumes como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

 

Fica, aqui, o convite para termos o compromisso de cuidar bem daquilo que o próprio Deus nos deu como dom maior: a vida. Forneçamos ao nosso corpo alimentos de qualidade e na quantidade correta.

 

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6,19-20).

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