O Jovem que permanece…
"Eu vo-lo escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e vós vencestes o Maligno" 1 João 2:14
Ao estudarmos o contexto deste versículo, poderemos observar que a Palavra ensina três níveis de maturidade espiritual: filhinhos, jovens e pais. Grande parte da primeira carta de João é direccionada aos filhinhos, com o objectivo de lhes fortalecer a fé, exortar a respeito do mundo e dos seus prazeres, e os estimular a respeito da fé e do amor. Há também uma declaração sobre os pais, eles conhecem a Deus, não só de ouvir falar, mas de andar com Ele. São maduros espiritual e emocionalmente. Mas há também uma forte declaração sobre os jovens. E deles se diz que são fortes, têm a Palavra de Deus permanente em si e têm vencido o maligno. Mas, será que nós jovens, nos encaixamos nesta palavra?
Sê sincero! Tu consideras-te um jovem forte no Senhor? A Palavra de Deus está sempre presente em todas as circunstâncias da tua vida? Quero compartilhar contigo esta palavra, que tem despertado o coração de muitos jovens.
A primeira afirmação é que nós jovens, somos fortes. É certo que a força descrita aqui não se trata da força humana, carnal, mas sim de uma força divina, espiritual. E ninguém nasce com força, isto é algo que deve ser adquirido. Vê um halterofilista, quantos quilos ele não pode erguer com a sua força?! Mas ele não nasceu assim, teve que exercitar muito, gastar muito tempo na academia. Assim também nós, no dia em que recebemos Jesus, recebemos uma porção de força, e agora compete a nós desenvolvermos esta força. Tu tens força, mas acredita, ela tem um limite. Se o Senhor te tem proporcionado situações e circunstâncias, situações e circunstâncias que tu não te sentes forte o bastante para suportar, crê que Ele estará contigo. Enfrenta a situação e perceberás força a ser gerada, força a ser desenvolvida; Ele te dará uma porção maior de força. Esta é a academia de Deus, e assim as nossas forças serão desenvolvidas plenamente. Mas tem a clareza de algo, ser forte no Senhor, não significa nunca cair. Mas ser forte no Senhor significa permanecer na luta.
A segunda afirmação é que nós jovens, temos a Palavra de Deus permanente em nós. O Verbo de Deus, ou, a Palavra de Deus, é Jesus Cristo. Ele é o Verbo vivo, a Palavra viva. Muitos dizem que estão cheios da Palavra porque leram um ou dois capítulos da Bíblia, e isto não está errado, mas o facto é que em tempos de provação e lutas, estes capítulos terão de funcionar, e da prova, terão que sair aprovados, e da luta, vencedores. Muitas vezes não é isto que acontece. Porque tomamos a Palavra apenas como 'Bíblia', e não como Palavra viva de Deus, Palavra revelada, alimento para o nosso espírito. Acredita, todos os jovens que tomam a Palavra de Deus desta forma, a terão permanente em si. Na prova, sairão aprovados, na luta, saíram triunfantes. Pois Jesus, a Palavra viva, foi tomado como vida e alimento para dentro do seu espírito, tornando-se assim a Palavra de Deus permanente em si. Porém, a permanência da Palavra em nós, dependerá da nossa permanência, constância e perseverança nela.
A terceira afirmação é que nós jovens, já vencemos o maligno. Talvez não esteja a ser esta a tua experiência - vencendo o maligno. E pode até ser, que estejas a ser vencido por ele. Vencer o maligno, fala de confronto, de guerra espiritual, de combate. Não combatemos o maligno sentados no sofá, e a comer pipocas…. Quem assim fizer é derrotado. O Senhor Jesus venceu o maligno na cruz. E nós só podemos vencer o maligno tendo uma vida de cruz. E a maneira mais prática para se viver vida de cruz, é nos relacionarmo-nos. Afinal, cruz é preferir o outro em honra, é não visar os seus próprios interesses, é sofrer o dano, e amar sem fingimento quem quer que seja.
Queremos vencer o maligno? Então vamos tomar a nossa cruz e seguir as pisadas daquele que nos fez mais do que vencedores - Jesus Cristo, nosso Senhor.