Jovens com Valor
Carla Restoy, batizada na adolescência e corajosa evangelizadora: "A Verdade merece vida"
- 15-01-2025
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Ainda não tem trinta anos e há dez anos tornou-se católica, mas a jovem catalã Carla Restoy é um exemplo de compromisso e ardor evangelizador. Não conhecia Deus nem ninguém que fosse à missa, mas as suas preocupações intelectuais acabariam levando-a à conversão e à Igreja Católica.
Agora defende a fé que recebeu onde quer que uma porta se abra para ela, seja nas redes sociais, em qualquer conferência ou mesmo na televisão nacional em programas de horário nobre, onde não tem medo de lutar para defender questões como pureza, virgindade ou falar sobre o poder da Eucaristia ou o mal do aborto.
Como foi a sua infância?
Muito feliz. Eu era uma criança muito querida. Meus pais, por consistência de vida, decidiram que não me iriam batizar. Eles não sabiam o que era o batismo; eles não eram crentes. E nenhum dos meus quatro avós ia à missa.
Também não falaram consigo na escola?
Eu fui para uma escola secular onde não nos falavam de Deus. Embora seja verdade que a minha avó uma vez rezou o Pai Nosso, porque uma das suas filhas morreu e ela disse que precisava "para sobreviver".
O que sabia sobre Deus e a Igreja?
Praticamente nada. Entre as duas turmas do meu curso, apenas quatro alunos fizeram a Comunhão. Cresci com a ideia de que a religião era para pessoas estúpidas, pobres que não pensavam muito ou para pessoas que sofreram muito, como a minha avó. Para mim, a Igreja Católica era uma instituição de carcaça, e eu via como bom que ela se estivesse a extinguir.
Preconceitos haviam penetrado em si.
Sim, mas devido à ignorância. Não por causa dos meus pais diretamente, mas por causa do ambiente. Na verdade, os meus pais disseram que, quando eu crescesse, deveria decidir a minha religião. Embora o meu pai me dissesse: "O que eu quero é que você seja uma menina boa, livre e feliz", e para isso a religião não parecia "necessária" para ele.
Que referências ele tinha?
Eu não conhecia Deus ou ninguém católico ou qualquer pessoa que fosse à missa. Sim, a minha infância foi muito bonita, a minha adolescência nem tanto, porque eu era bastante rebelde. A partir dos 12 anos a minha série favorita era Sex and the City, e na minha adolescência bebi da ideia de mulher, sexualidade e estilo de vida que ela propunha.
E o que aconteceu para que isso mudasse?
Aos 15 anos, tive que fazer uma cirurgia para escoliose. Fiquei engessada durante dois meses e depois dois anos num espartilho. Fiz uma pausa no meio da adolescência. Por um lado, parei de fazer as coisas que fazia com os meus amigos. E por outro lado, pela primeira vez tive duas disciplinas que nos fizeram pensar: Filosofia e História e Cultura das Religiões. Eu tinha muito tempo livre. Eu era capaz de parar e pensar. O meu coração efervescente no fundo estava procurando respostas.
O que aconteceu então?
Falaram-nos sobre os cinco caminhos de São Tomás que demonstram por que a existência de Deus é razoável. Foi uma bomba. E esses preconceitos estavam a cair. Então li Chesterton e quando contei o que aconteceu com ele, senti-me identificada: tinha muitos preconceitos contra a Igreja Católica que não sabia de onde vinham e comecei a investigar se eram verdadeiros ou não.
Para onde foi parar?
Sem saber, parti numa busca intelectual e também por experiência. Eu assisti aos dramas dos meus amigos... Algumas já haviam feito abortos, e entendi que a proposta de Sex and the City não se encaixa com o que realmente vivemos. Percebi que era ateu, mas não sabia por quê.
Demorou em descobrir?
Foi um processo de dois anos. Eu tinha pensado toda a minha vida que tudo era relativo, mas comecei a perceber que poderia haver verdades objetivas, leis no coração. Eu o descobri em São Tomás, mas também em S. Agostinho. Quando li as Confissões, de repente todas as peças se estavam a encaixar...
O meu pai disse que eu poderia escolher a religião. Então encontrou outras "propostas" além do catolicismo?
O budismo e a ioga estavam na moda. Eu tinha uma amiga que fazia meditação transcendental e ela me disse que depois das meditações ela acabou por sair do lugar. E no meio da busca eu me perguntei qual era o sentido de acabar "fora do lugar"... Vi que a ioga não me tornava uma pessoa melhor ou respondia à verdade.
E não notou isto no cristianismo?
Não. A visão da Igreja de quem é a pessoa se encaixava em mim. Comecei a entender a ideia de concupiscência e também a de redenção. Da minha própria história pessoal, tudo isso fazia sentido razoável, embora eu ainda não tivesse recebido a graça.
O que finalmente a conquistou?
A ideia de uma Revelação fez muito sentido para mim. É verdade que desde criança sempre vi que a vida é um milagre, gosto da natureza e era muito sensível à beleza, por isso não via como irracional que pudesse haver um Criador. No final, encontrei Jesus, aquele Deus que vem para me salvar e me curar.
Tudo isso que descobriu por conta própria, quando a uniu à Igreja?
Eu já valorizava o cristianismo, mas não a Igreja Católica. Coincidentemente, conheci um padre com quem comecei o acompanhamento espiritual e depois comecei a ajudar num grupo de jovens. Vi que ali havia vida, que o que me convinha a nível racional ali se concretizava num amor muito genuíno, no "olha como se amam".
E quando recebeu o batismo?
Como resultado da leitura do Evangelho, apaixonei-me. E tinha um desejo muito grande de ter essa filiação divina. Aos 17 anos, na Vigília Pascal de 2014, recebi o Batismo, a Comunhão e a Confirmação.
O que lembra daquele momento?
Senti-me muito amada, muito bem-vinda. Foi maravilhoso que amigos que não acreditam vieram, e meus pais também.
Sentiu-se incompreendida?
De certa forma, sim, porque o meu modo de vida questionava o dos meus amigos. Mas eles vieram até mim para me contar sobre os seus problemas. Os meus pais viam-me como a garotinha de uma adolescente. O problema surgiu quando mais tarde viram que eu estava a falar a sério. Então eles começaram a ficar com medo. Mas agora eles estão lidando muito melhor. Na verdade, a minha irmãzinha foi batizada há dois anos.
O que foi mais difícil para você depois que se tornou católica?
A sensação de ver o que tínhamos e que muitos católicos não valorizavam, como a missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento. Eu me perguntava: como eles podem não estar apaixonados por Deus?
Este zelo a levou a defender a virgindade em rede nacional...
É importante dizer ao mundo que a virgindade não é algo que se perde, é algo que se dá. Você não tem um corpo, você é um corpo. O maior dos gestos corporais é precisamente esse abraço sexual. Se você não viver na verdade, acabará por se arrepender, porque o sexo é feito para ser vivido com a pessoa a quem você dá a vida.
Como faria um adolescente ver a importância desta espera?
Como é maravilhoso termos a inteligência e a vontade de poder direcionar esse impulso inicial e essa reação do corpo para o que seu coração realmente quer! Sentir-se atraído por um menino não é ruim, o que é ruim é nos animalizar e não orientar para um fim último. Aos jovens, eu diria: "Pensai a longo prazo; pare e pense."
Sentiu-se uma esquisita na TV?
De modo algum. Pelo contrário, se não dormi com ninguém, é porque não quis e porque aspiro a uma dedicação muito maior. Muitas pessoas acreditam que essa visão já está "desatualizada" porque não a entenderam realmente. E aí vejo que tenho uma missão: tentar mostrá-la.
Nesta missão na televisão, eu também falo sobre Deus, aborto...
Pude até falar da Eucaristia! Foi o melhor momento da minha vida, falando sobre o grande milagre que é. Acho que muitos católicos têm medo do martírio. Que chegue ao Céu e possa chegar cansado de anunciar a Verdade. Quando estou na Missa e vejo o corpo de Cristo quebrando, como posso não quebrar?
Essa rendição total vale a pena?
Ele merece a vida. É um acto de justiça. As pessoas merecem conhecer a verdade. Espero que isto encoraje muitas pessoas a assumirem e defenderem publicamente estas verdades.
Por que acha que os católicos têm medo de se expor?
Encontro cada vez mais pessoas que se apresentam, especialmente entre os jovens. Por terem sido tão desencantados, quando descobrem o contraste, a verdade, a vida e a beleza, dão a vida por isso.
O que a ajuda nesta missão?
A missa diária. Sem isso eu morro. Também a minha direção espiritual, os meus amigos, a minha formação. Eu preciso de ter bases sólidas. E então, obviamente, ter uma comunidade de fé.
Atualmente, é definida como uma "influenciadora católica". O que isto significa para você?
Sou uma católica normal e estou nas redes sociais como uma jovem normal. Quero ser um trampolim para as pessoas viverem a sua santidade no real. Eu gostaria que quando as pessoas vissem uma publicação, largassem os seus telemóveis e dissessem: "Quero viver a minha vida real a partir deste amor que esta garota descobriu".
Encontra algum perigo neste mundo virtual?
Sim, e de facto sou a primeira a dizer que no momento em que isto me afasta da minha família, da minha realidade, do meu relacionamento com Deus, eu deixo. Mas hoje sinto-me chamado a comunicar ali o bem que descobri. E até agora não me magoou. O que me deixa triste é que há pessoas que podem me idealizar, porque quem me conhece sabe que sou um desastre.
Também faz palestras para jovens...
Senti-me muito enganada durante a minha adolescência. E se eles me enganaram, enganaram algumas pessoas. Tenho um desejo tremendo de partilhar com o mundo inteiro esta beleza que me foi dada. Fico feliz em anunciar aos quatro ventos o que aconteceu comigo, o que estou a viver, quem conheci, e que tudo isto se refere à fonte.
Fala com as meninas sobre feminilidade. Como acolhe esta visão?
Quando falo com eles sobre o que eles vivenciam no meio da adolescência, eles dizem-me: "Você não está a mentir-me, você está a dizer-me algo que eu vivo". Assim, você pode ajudá-los a mudar um pouco o olhar e orientá-lo. Muitas meninas me escreveram depois porque o que eu lhes digo as ajudou a transformar as suas vidas.
Como vê a sua geração?
A juventude pós-moderna de hoje sente-se sozinha, como um indivíduo lançado ao acaso. Esta é a grande mentira. Tiraram-lhe as raízes, o seu património, a sua identidade... Há uma ruptura tão grande nos laços que ele fica como se estivesse desengajado, sente-se impotente e tenta se proteger procurando maneiras que lhe dêem conforto. É por isso que os jovens não são tão inconformistas. Eles tiraram o épico e a possibilidade de fazer parte de uma grande aventura.
Que pontos fortes você vê na juventude?
O jovem que não é cristão não conhece Buda tão bem como Cristo. Eles nem sequer têm preconceitos porque nem sabem o que é a Igreja. É por isso que vejo uma grande oportunidade de proclamar a Boa Nova pela primeira vez sem os preconceitos que outras gerações tiveram.