Jovens com Valor
Afonsa, a primeira santa indiana
- 16-10-2008
- Visualizações: 445
- Imprimir
- Enviar por email
Santa Afonsa da Imaculada Conceição
A canonização da primeira santa indiana, Afonsa, no dia 12 de Outubro, em Roma, teve uma ressonância especial no seu país natal.
No momento de ser canonizada no Vaticano, a santa reuniu mais de 50 mil cristãos naquele dia, hindus e muçulmanos em torno do seu túmulo, em Bharananganam, Kerala, na ÍNDIA.
Nascida em 19 de Agosto de 1910, na aldeia de Kudamaloor, Anna Muttathupadathu perdeu a sua mãe quando era ainda muito jovem. Apesar dos intentos da sua tia, que a criou de forma muito estrita, para a dissuadir, ela insistia desde muito jovem em entrar num convento.
Depois de se mutilar voluntariamente para escapar ao matrimónio, a sua tia autorizou-a a entrar nas clarissas, onde tomou o nome de irmã Afonsa da Imaculada Conceição. Ali permaneceu, sofrendo graves e dolorosas doenças, mas demonstrando sempre uma grande compaixão, até à sua morte prematura em 1946, aos 36 anos.
A sua fama de santidade não demorou em atrair multidões cada vez mais numerosas, de todas as confissões, que iam recolher-se em oração diante do seu túmulo.
Curas milagrosas conduziram a modesta religiosa à beatificação, em 1986.
Foi canonizada no dia 12 de Outubro de 2008 por Bento XVI.