Jovens com Valor
A misericórdia de Deus fez-me um missionário
- 14-03-2008
- Visualizações: 321
- Imprimir
- Enviar por email
A Samaritana, Pedro, Mateus, Agostinho
Todos conhecemos a Samaritana de que nos fala a Bíblia. É uma personagem bíblica, que nem mesmo o nome nós sabemos, mas a Bíblia diz é que ela era uma samaritana.
Naquela época como sabemos, os judeus e samaritanos não se misturavam, mas Jesus rompeu esta barreira e aproximou-se daquela mulher. No desenrolar da história, Jesus acaba por dizer àquela mulher que ela já tivera cinco maridos e naquele momento o que tinha não era dela. Jesus fez isto com amor, com misericórdia. Só o acto de se aproximar daquela mulher que era desprezada, já era evangelização. Naquele gesto Jesus já estava a evangelizar.
A forma como Jesus acolheu e conversou com aquela mulher transformou a sua vida. Aquela mulher nunca mais foi a mesma.
Ela deixou tudo e foi a correr pela cidade a dizer que encontrou um homem que a conhecia profundamente. Disse às pessoas que era um judeu diferente, um judeu que contara toda a sua vida sem que ela lhe dissesse nada.
Naquele momento ela transformou-se numa missionária. Foi evangelizada e saiu a evangelizar!
Ao longo da história grandes pecadores se tornaram grandes missionários, e grandes santos.
Olhemos para a vida de Santo Agostinho. Quanta farra aquele homem viveu, quantas mulheres passaram na sua vida como um objecto, e hoje ele é um grande exemplo para um povo. O seu pensamento naquela época foi de grande contribuição para a Igreja.
Se te consideras um grande pecador, eu tenho que te dizer que podes ainda ser um grande missionário no Reino de Deus. Aqueles que estavam do lado de Jesus eram grandes pecadores. Olha para Pedro, Mateus e tantos outros. Olha para São Paulo, era um grande perseguidor da Igreja.
Então, meu amigo, não percas tempo! Torna-te um grande missionário onde vives. Não é preciso muita coisa para ser um missionário, apenas coragem e dar testemunho.
Testemunhar é levar as pessoas a experimentar o que experimentaste e experimentas: Jesus!
Eu hoje, sou seminarista, e no próximo ano serei ordenado sacerdote. Mas a minha vida tem sido totalmente longe de Deus. Cresci no meio de bebidas, farras, drogas etc. Como aquela samaritana, eu experimentei o amor de Deus, e hoje vivo uma opção onde procuro ser inteiramente de Deus. A partir desta experiência tornei-me um missionário, não poderia ser diferente. Não há como me calar diante deste grande amor. Há seis anos que deixei a namorada, pais, irmãos, amigos para espalhar o amor de Deus, para ser missionário.
E tu? O que andas a fazer da tua vida? Se um dia a misericórdia de Deus te alcançou, permite que ela alcance outros através de ti. Isto é ser missionário: ser a boca, os braços, as pernas e a misericórdia de Jesus.
Vale a pena ser missionário! Não há alegria maior. Como é gratificante ver pessoas a perdoar, a sair da droga, da prostituição e voltar para a Igreja.
Como é gratificante ver famílias a ser refeitas através do nosso testemunho.