Ao ser posta a pedra, um peso enorme na sua vida, despertaram as melhores forças na palmeira. Ela teve que dar mais do que as outras, dar o máximo de si mesma, ir buscar forças, onde nem imaginava que tinha. Mas com o esforço suplementar, com a entrega total das suas melhores forças, ela cresceu mais forte, mais vigorosa, mais alta. Esta foi a vitoriada palmeira!
Depois do caminho difícil da Via-Sacra, de carregar o peso da cruz que o Pai destinou para o seu Filho muito amado, despertam-se e são renovadas todas as forças de Jesus, para vencer a morte e ressuscitar para a vida eterna. Jesus foi até ao fim por amor ao Pai e a cada um de nós. Ele renovou todas as coisas. Esta foi a vitória de Jesus que celebramos na Páscoa! Assim é connosco, as dificuldades despertam em nós as nossas melhores forças, quando amamos. Se não houver amor, então será um peso demasiado incómodo e fugimos, desistimos ou até nos habituamos a ele, não crescemos. Deus coloca-nos desafios na vida, dificuldades ou sonhos, para despertar em nós um amor maior, um amor desinteressado, um amor que nunca diz basta, nunca desiste, um amor que se renova, que está sempre em crescimento, que se eleva para Deus e se inclina para os homens! Um amor que nos diz: nunca estás sozinho. Esta é a nossa vitória!
Na escola de Maria, é onde experimentamos de maneira especial a força do seu amor que nos transforma em pessoas melhores cada dia que passa. Não queremos viver por viver, deixar passar os dias e ficar na mesma. Maria dá-nos a graça da transformação interior que nos ajuda a estar sempre em crescimento. Pela força vinda do Seu Imaculado Coração, força de amor puro, ela quer formar-nos segundo a imagem de Jesus e libertar-nos de tudo o que nos afasta de Deus e que nos atrai para uma vida medíocre e egoísta. Maria compreende-nos e quer ajudar-nos, pelo esforço na nossa autoeducação, pela nossa boa vontade e pelo nosso espírito de conquista, a trazer para a vida o melhor que há dentro de nós. Sempre de novo ela nos diz: Tu podes mais do que pensas! Maria, encoraja-nos a enfrentar os desafios do nosso tempo e aproveitar para tirar o melhor proveito de cada acontecimento, por mais pequeno que seja, para crescer no amor. Não devemos ter medo e fugir das pedras que encontramos no caminho ou que nos são postas por Deus ou pelos homens, pois não há pedra que não possa ser removida por amor. Afinal, a pedra que selava a morte no túmulo de Jesus foi removida para deixar brotar uma nova vida, a Vida Eterna. Vivamos com amor e alegria renovada no nosso caminho de santidade, um caminho de Amor nos Dois Corações Unidos.