Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

Ser Cristão Hoje

SER CRISTÃO HOJE

Ser Cristão significa “revestir-se de Cristo”, conhecê-Lo através dos Evangelhos e relatos dos Apóstolos, seguir os Seus exemplos, seguir os Seus ensinamentos.

Ser Cristão é deixar de lado o “eu”. É anular-se, deixando-se cativar pelo Seu amor. É experimentar a Sua doçura, ouvir a Sua voz, sentir a Sua presença. Mas isso só é possível quando nos rendemos diante de nós mesmos, buscamos conhecê-Lo e nos dedicamos à oração, que nada mais é do que falar com Deus.

A oração diária, a frequência aos Sacramentos, a participação na Santa Missa, levam-nos ao encontro cada vez mais profundo com nosso Senhor.

A intimidade com nosso Senhor faz toda a diferença na nossa vida, sentimos a transformação em cada dia. Desta maneira a história da Salvação do nosso futuro será marcada pelo cumprimento da missão à qual fomos chamados por Deus.

Jesus fez a vontade do Pai e cumpriu-a até ao fim.

Ser Cristão Hoje é ser evangelizador, é ir e ensinar, como mandou o Mestre.

O mandato do Senhor lança-nos para o mundo, a evangelizar, a proclamar a Boa Nova. S. Paulo exclamou: "Ai de mim se não evangelizar!" O cristão é, por vocação, enviado, apóstolo, missionário.

O mundo precisa de nós. Tantos homens (pessoas) que não conhecem o Senhor, que não vivem do Evangelho, que não acreditam no amor do Pai, que não vivem em graça, que não apreciam os sacramentos, que não rezam como filhos, que não vivem na justiça, verdade e paz evangélicas.

Há cristãos (talvez tu também) que ficam impassíveis, comodamente instalados, vivendo o "seu" cristianismo. Sem zelo, sem dinamismo apostólico, sem consciência da nossa missão de evangelizadores.

Tantos outros que pelo mal, pelo pecado, pelo dinheiro, por falsas doutrinas, por cobiça ou vaidade, por ideais políticos, trabalham mais do q nós, cansam-se, lutam. E nós? E tu?

Como podes afirmar que amas Jesus, se não te preocupas que os outros O amem? Como podes dizer que acreditas na Eucaristia se não fazes nada para que os outros se abeirem dela? Como podes rezar e ficar em paz sabendo que há quem não conheça a Deus e não reze?

Ninguém se pode demitir desta obrigação. Novo ou idoso, mais ou menos culto, rico ou pobre, todos somos responsáveis por um mundo melhor.

-             Eu, que faço para que os outros sejam evangelizados?

-             Deixo-me vencer pela cobardia, preguiça ou respeito humano?

-  Sinto-me Igreja e alegro-me por me dedicar ao apostolado com zelo activo e dinâmico?

-             Vivo a preocupação de "gerar" Cristo nos outros?

- Colaboro com quem já iniciou um trabalho apostólico, ou arranjo-lhe dificuldades, ou corro como independente?

- Imitemos Maria que foi apressadamente visitar a prima Santa Isabel.

Imitemos Maria atenta a tudo nas Bodas de Caná da Galileia...

É necessário viver até às últimas consequências a interior lei da caridade, do amor que o Espírito imprimiu nos nossos corações. É necessário que a escuta da Palavra de Deus e a oração empenhada e comprometida nos façam ser cristãos de Pentecostes. Não basta que as celebrações litúrgicas sejam mais vividas, mais cantadas, mais profundas. É necessário que essas celebrações evangelizem, formem corações e consciências que depois, na família e nos locais de trabalho, nos sectores da vida social sejam fermento de vida nova.

É missão particular dos cristãos a sua inserção no mundo, no seio da humanidade, para aí levarem a vida evangélica, os valores cristãos, o amor de Deus, a santidade. Impregnar o mundo rural, o económico, o cultural, dos valores cristãos, renovando mentalidades, critérios, estruturas. Levar a vida de Deus e as opções autênticas da liberdade, da paz, ao mundo operário, à universidade, aos sectores da política, da técnica, da ciência, da indústria, do comércio.

Os cristãos devem ir para fora das Igrejas, para viver aí a sua fé e a existência cristã.

Para que haja famílias cristãs, animadas pelo ideal evangélico e pelos verdadeiros valores éticos, que são semente de novas famílias, de sociedade renovada pela vida e pelo exemplo. Filhos educados segundo os princípios evangélicos, para serem no mundo sementes do Reino.

Que tu hoje – ou nesta Páscoa Jovem – descubras a imensa alegria de SER CRISTÃO HOJE, a vivas e a testemunhes corajosamente – sem medo – no mundo em q vivemos e Deus tanto ama.

Que Maria, Mãe da Igreja, abençoe os passos que deres para evangelizares.

Regressar