Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

Eu preciso do Espírito Santo na minha vida?

 

Eu preciso do Espírito Santo na minha vida?  

O Espírito Santo é a promessa do Pai para nós. Mas como temos vivido esta intimidade com Ele?

Lemos em São João 14,25-27: “Tenho-vos dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.”

Sem o Espírito Santo nada podemos fazer, porque Ele é a promessa do Pai para nós. Entremos nas águas mais profundas, para que, assim, possamos entrar na intimidade do Pai.

O Espírito Santo é o Consolador, o Vivificador, o Paráclito, o Intercessor, o Amigo, Aquele que, enviado pelo Pai, nos revela a verdade de Cristo.

É Ele quem nos recorda todo o ensinamento de Jesus Cristo. Além de nos recordar esses ensinamentos, o Espírito Santo faz progredir os dons na nossa vida. Por isso, não O busquemos somente no extraordinário, mas em todos os momentos. Ao acordarmos, louvemos o Senhor e clamemos o Espírito Santo, para que Ele nos conduza.

Quando ainda crianças, fomos levados à pia batismal; ali, em nome de Jesus, fomos batizados. Agora batizados, temos de dar espaço para o Espírito Santo agir na nossa vida.

Por que necessitamos do Espírito Santo?

Só Ele nos pode dar um novo nascimento

Recordemo-nos de Nicodemos. Quando Jesus lhe diz: “É preciso nascer de novo. Nascer da água e do Espírito Santo” (cf. Jo 3,3), isto é um convite para nós. Somente com a ajuda do Paráclito nascemos de novo. Se Ele não tomasse todo o espaço da nossa vida, onde estaríamos? Abramos o coração e não tenhamos medo de clamar esta verdade: “Eu preciso do Espírito Santo!”

Ele muda o nosso coração

 “Transformarei o coração de pedra num coração de carne” (cf. Ez 36). O mover do Espírito Santo na nossa vida transforma o coração endurecido num coração humano, que se compadece do outro.

Revestir do poder do alto

O Pai reveste-nos do poder do Alto e direciona-nos a melhorarmos as nossas escolhas. Se deixarmos o Espírito Santo tomar espaço na nossa vida, erraremos menos nas nossas escolhas.

Testemunhas de Cristo

Só pela força e pelo poder do Espírito Santo, que age em nós, conseguiremos testemunhar o amor de Jesus Cristo.

Quantos são os mártires que, movidos pelo Espírito Santo, testemunharam Cristo! Sejamos também testemunhas d’Ele.

Para sermos livres

O Espírito Santo dá-nos liberdade, mas não a que o mundo prega. O Espírito de Deus faz-nos livres para caminharmos em Jesus Cristo. Esta deve ser a liberdade que desejamos e aspiramos.

Quatro atitudes para expressarmos a nossa necessidade do Espírito Santo

1 - Sede de Deus: Peçamos ao Pai que aumente essa sede em nós!

2 - Abertura: A abertura que o Senhor deseja é que tenhamos parte do perdão.

3 - Pedir: O Senhor respeita a nossa liberdade, por isso não violenta o nosso coração. Ele espera que peçamos o Paráclito. É impossível clamarmos o Espírito e não O recebermos.

4 - Gratuito: Não precisamos dar nada em troca; apenas abrir o coração e pedir.

A paz vem de Cristo

Esta Palavra continua a falar-nos: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Jesus dá-nos a sua paz!”. O batismo no Espírito Santo desabrocha em nós os frutos do Espírito e ensina-nos a agir como Jesus agiu.

O mundo ainda não encontrou a paz. No dia em que os filhos de Deus tomarem posse do Espírito Santo, reconhecendo que Jesus é o Príncipe da Paz, as guerras e indiferenças vão acabar.

Haverá paz quando Jesus Cristo reinar nos corações. Se buscarmos Jesus, caminharemos na paz e a promoveremos.

Regressar