Deus escuta as minhas orações?
Deus escuta-nos durante as vinte e quatro horas do dia. A sua «agenda» nunca fica sobrecarregada, por mais orações que cheguem de todo o mundo.
Saber pedir
Ele escuta-nos mas nem sempre responde. Por exemplo, se lhe pedimos para ter uma boa nota em matemática ou para ganhar a lotaria, nada nos diz, pois não estamos a fazer uma verdadeira oração, tal como Jesus nos ensinou a rezar.
Mas, se lhe pedimos energia para cumprir os nossos deveres, coragem para fazer uma visita a um doente, alegria para transmitir a quem está triste, estamos a fazer uma verdadeira oração. Deus está disponível para nos dar o seu Espírito de fortaleza, de alegria, de paz.
Isto não significa que ele não escute pedidos muito concretos como, por exemplo, quando lhe pedimos a saúde para um amigo. A pessoa pela qual pedimos não irá talvez curar: Deus não muda a natureza das coisas e dos homens. Mas pode dar força e coragem aos que sofrem e aos que cuidam deles.
Por vezes estamos à espera de milagres e eles não acontecem. Sucede até que as coisas podem piorar. Mas Deus escuta sempre a nossa oração e deseja para todos nós, os seus filhos, a felicidade, a vida em abundância. Parece que está em silêncio, ausente, mas está bem perto de cada um dos seus filhos muito amados.
Aprender a rezar
O importante é aprendermos a rezar. A melhor oração que podemos fazer é a que Jesus nos ensinou: o Pai Nosso. Ela é o «modelo» de toda a oração. Medita nesta oração e verás como deves fazer, para que a tua oração seja boa e justa.
Conclusão: Deus não só te escuta, mas quer para ti toda a felicidade do mundo. Jesus disse: «Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe peça pão? Ou uma serpente, quando lhe pede um peixe? Se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas àqueles que lhas pedirem»! (Mt 7,11)