Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

Como distinguir a voz de Deus?

 

Como distinguir a voz de Deus?

 

Com um mundo tão barulhento como distinguir a voz de Deus? Os homens de Deus treinam os ouvidos para distinguir, entre tantas vozes, a mais importante.

 

“Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galileia.”

 

Como distinguir a voz de Deus nos dias de hoje?

 

Quem já tentou comunicar em feiras livres, já experimentou a dificuldade que este ambiente traz a uma comunicação eficaz. Perante as ofertas gritadas pelos feirantes, as outras pessoas presentes e a conversar, o barulho que o próprio ambiente produz e os próprios pensamentos, é difícil estabelecer uma comunicação satisfatória sem que isso custe grande esforço.

 

É o que acontece conosco quando queremos distinguir a voz de Deus, hoje em dia. Há tanto barulho interior e exterior que nem sequer nos ouvimos! Isto mesmo. Quantas vezes ao dia tu conseguiste ouvir-te? E estou a falar da tua voz, nem é do teu coração, porque este, infelizmente a maioria de nós jamais ouviu como deveria.

 

Agora, imagina ouvir Deus!

 

Não é sem razão que as pessoas têm extrema dificuldade em acreditar em Jesus Cristo. Porque para se impressionar com ele basta presenciar ou acreditar que ele fez algum prodígio, mas para ouvi-lo no coração, o caminho é mais longo e difícil, e, é justamente esta atitude que gera a fé verdadeira e consequente conversão.

 

Muitas pessoas que se convertem através de uma situação de dor, tentem permanecer na fé de maneira mais fervorosa justamente porque nesse momento de dor é que elas pararam para ouvir o seu coração, avaliaram a própria vida e se abriram ao salvador que lhes falou ao coração. A fé em Jesus salvou-os.

 

Mas há aqueles que, sem precisar de chegar a este ponto já se acostumaram a ouvir o próprio coração e também o coração de Deus. José, que era justo, tinha um ouvido treinado nas coisas de Deus e, quando ouviu a voz do céu pela primeira vez, não teve dúvidas: é Deus a falar comigo! E obedeceu.

 

Neste trecho percebemos que José continuou atento ao céu, atento à voz de Deus, e teve a sua vida guiada por ela.

 

Podemos treinar os nossos ouvidos para distinguir a voz de Deus através da escuta da Igreja (Cf Jo 10, 7-10.26-27) e da leitura das sagradas escrituras. Elas são pilares que nos dão a segurança necessária para discernir, dentre tantas vozes, quando é Deus que nos fala.

 

Leia o trecho em Mt 2, 19-23

 

Promessas

 

Mt 2, 23b

 

“Isto aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”.

 

Ordens

 

Mt 2, 20

 

“e disse-lhe: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino.”

 

Qual a mensagem de Deus para ti e como pôr isto em prática?

 

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

 

Os homens de Deus são como as ovelhas, treinados na voz do seu pastor.

 

Como posso pôr isto em prática?

 

Ouvir os profetas da Igreja que pregam hoje. Dedicar-me à escuta da palavra de Deus por leituras espirituais.

Regressar