Crescer na fé é de suma importância, porque, a partir dela, Deus realiza uma obra cada vez mais perfeita naquele que crê. Ele promove o amadurecimento da nossa fé.
Uma fé cada vez mais sólida gera cristãos mais santos. É o amadurecimento natural do fruto da fé em Cristo: a santidade.
S. Paulo fala deste chamamento à santidade, inerente à fé em Cristo. E garante que o próprio Deus confirmará o nosso procedimento irrepreensível, ou seja, Ele nos dará a graça da fidelidade, porque Ele mesmo é fiel.
Temos Deus a nosso favor e, apesar das barreiras que enfrentamos na vida, apesar das tribulações, Ele concede-nos a graça de permanecermos fiéis para alcançarmos uma vida santa.
Quanto mais fiéis formos, mais santos seremos. Quanto mais crescermos na fé, tanto mais Ele nos dará o entendimento da palavra e o conhecimento e com Ele todos os dons. “Assim, não tendes falta de nenhum dom…”
O que podemos fazer para crescer na fé?
Vida de oração: permear a minha vida com a oração e a oração com a minha vida. Posso rezar quando estou a trabalhar, quando estou no trânsito, quando estou a estudar, quando estou a namorar, quando estou no lazer.
E o que rezar? Rezar orações conhecidas: o Terço, jaculatórias, rezar com a Palavra de Deus, com livros de espiritualidade e devocionais, rezar com os elementos da minha vida, as próprias situações que me acontecem no dia a dia.
Vida prática: tornar vivo o que eu rezo. Transformar a minha vida de intimidade com Deus em testemunho. Não tem como eu ter uma boa vida de oração sem que eu vá recebendo de Deus a capacidade de ser melhor, por outras palavras, a santificação. Então, eu preciso, cada dia, de ser melhor um pouco mais, mais que ontem e menos que amanhã.
Leia o trecho em I Cor 1,1-9
Sou chamado à santidade e, cada dia, Deus me vai dando a graça de me ir tornando melhor.
Como posso pôr isto em prática?
Vida de oração e vida prática. Intimidade com Deus e acção.