Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

A força da oração e a certeza da vitória

Perseverar é essencial para quem deseja tomar posse da vitória

A vitória de Deus não acontece somente quando Ele realiza aquilo que queremos, seja uma cura, um milagre ou uma graça que tanto aguardamos.

A vitória de Deus acontece, sobretudo, quando nos decidimos pela conversão, pela mudança de vida, como nos ensina a Palavra de Deus: não podemos servir a dois senhores.

Para esta conversão acontecer é necessário, disciplina. Para um atleta, sempre é necessário ter disciplina durante os treinos, com o objectivo de superar a si mesmo e também aos outros para alcançar a vitória. O mesmo acontece nas realidades espirituais: a vitória virá mediante à nossa disciplina na oração.

Mas o que é a oração? Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja, ensina que a oração “é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.

O próprio Deus, através da Paixão e Morte de Seu Filho, destruiu o muro que nos separava da Sua presença, ou seja, o muro do pecado. E, por meio do Espírito Santo derramado sobre a Sua Igreja, pela graça do Sacramento do Batismo, tornamo-nos filhos de Deus. A partir disso, passou a habitar dentro de nós essa semente, esse “germe” da oração. O próprio Deus restituiu em nós a graça da oração.

Oração, uma via exigente

Mas, a oração, que é uma graça, é também uma via extremamente exigente. A oração leva-nos a uma transformação, para que não vivamos mais à “nossa maneira”, mas “à maneira de Deus”.

A respeito de São João Bosco, houve quem perguntasse sobre quando ele rezava, devido aos seus inúmeros afazeres, então, olhando para a sua vida de intimidade com Deus, chegou-se à seguinte conclusão: “Quando é que Dom Bosco não reza?” Sim, orar é sempre possível. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, encontramo-nos no tempo do Cristo Ressuscitado. Jesus vivo e ressuscitado está a agirem no nosso meio. Portanto, meus irmãos, podemo-nos dirigir a Ele com palavras sinceras, palavras que revelam o que verdadeiramente se passa no nosso interior. Não nos preocupemos em rezar com palavras bonitas, porque isso não é o mais importante.

O cristão precisa de mergulhar no tempo de Deus. A perseverança é algo essencial para quem deseja tomar posse da vitória. Lembrando sempre que a verdadeira vitória a ser alcançada é a nossa própria conversão, ou seja, uma vida de santidade.

Meu irmão, com sofrimento ou sem sofrimento, ora! Pois, à medida que oramos, também nos santificamos cada dia. O orante não se cansa de orar. E o tempo do orante é o tempo do Cristo Ressuscitado, do Senhor que está vivo e que deseja trabalhar em nós, a partir da nossa perseverança e disciplina numa vida de oração.

O orante é aquele que comunica Deus, todo o tempo, sempre. Nunca percamos a visão espiritual da importância e da urgência da oração para alcançarmos a vitória.

Regressar