Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

O que fazer para se livrar da escravidão do pecado

O que se deve fazer para se livrar da escravidão do pecado

Santo Agostinho rejeitou os prazeres dos pecados impuros, e tornou-se um dos maiores Doutores da Igreja.
Discípulo. — O Senhor conta coisas cada vez mais horripilantes! Não haverá mesmo saída para quem teve a infelicidade de enveredar por asse caminho?
Mestre. — Sim, há um modo de reconhecer as faltas e emendar-se e isto consiste em:
1.° — Uma vontade firme.
2.° — Eliminar e afugentar as ocasiões.
3.° — Praticar os Sacramentos. É sobretudo numa vontade firme que isto consiste.
Santo Agostinho levou uma vida de libertino até aos trinta anos, mas quando abriu os olhos, sentiu tão grande vergonha que se converteu;abandonou os prazeres e as loucuras da mocidade, tornou-se sacerdote, bispo, Santo, e célebre doutor da Igreja.
O mesmo aconteceu a Santo Inácio de Loiola, que com trinta anos se aborreceu da vida até então tida:
e com uma vontade resoluta foi a correr bater à porta de um convento, onde fez duras penitências; lavou as culpas passadas, e fundou a Ordem dos Jesuítas, de quem é glória e orgulho.
São Camilo de Lelis, da nobre família dos “Abbruzzi” muito jovem também se entrega aos divertimentos e aos prazeres mundanos; mas aos vinte e cinco anos toma o hábito e consagra a Deus e a Maria Santíssima a sua vida, em favor dos doentes e dos moribundos.
Em segundo lugar, eliminar e afugentar as ocasiões.
Aqui também os Santos nos ensinam. Santo Tomás de Aquino, jovem elegante de família nobre, é fechado numa torre e ali é tentado por uma mulher infame.
Não tendo outro meio de se livrar dela, tira do fogão um tição ardente e brandindo-o grita: “Saia, saia, ou eu a queimo”, consegue assim a fuga da tentadora sem escrúpulos.

Regressar