Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

O que é a Divina Providência?

 O que é aDivina Providência? 

 

O homem é chamado a confiar inteiramente na DivinaProvidência

Deus sustenta e conduz toda a criação, realizando a Suavontade por meio da Divina Providência. Assim, para viver uma vida desantidade, é necessário confiar inteiramente nela. Mas muitos ainda têm dúvidassobre o que ela é e como viver dela.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) define a DivinaProvidência como as disposições pelas quais Deus conduz a Sua criação em ordem àperfeição: “Deus guarda e governa, pela Sua providência, tudo quanto criou,atingindo com força, de um extremo ao outro, e dispondo tudo suavemente” (Sb8,1), porque “tudo está nu e patente a seus olhos” (Hb 4,13), mesmo o que“depende da futura acção livre das criaturas” (CIC 302).

Desta maneira, o Senhor criou o homem para a santidade e, porisso, Ele nunca o abandona; por isso o conduz, a cada instante, para umaperfeição última, ainda a atingir pelos caminhos que só Ele conhece.

Por outro lado, mesmo conduzindo tudo, Ele nunca retira a liberdadedo homem, uma vez que este não é marionete. “Em Deus, vivemos, nos movemos eexistimos” (Act 17,28). Ele está presente em todas as situações, mesmo nasocorrências dolorosas e nos acontecimentos aparentemente sem sentido. Eletambém escreve direito pelas linhas tortas da nossa vida; o que nos tira e oque nos dá, tudo constitui ocasiões e sinais da Sua vontade, afirma o Youcat(49).

Reconhecer, confiar nesta dependência total do Senhor é fontede sabedoria e liberdade, de alegria e confiança (Sb 11,24-26). O próprio Jesusrecomendou o abandono total à providência celeste, sendo Ele o próprio atestemunhar, com a Sua vida, que o Senhor cuida de todas as coisas: “Não vosinquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ‘Que havemos de beber?’ […] Bemsabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o Reinode Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo” (Mt6,31-33).

Por que é que Deus não evita o mal?

Se Deus conduz todas as coisas, surge então a pergunta: Porque é que Ele não evita o mal?

Afirma o Catecismo da Igreja Católica: “A esta questão, tãopremente como inevitável, tão dolorosa como misteriosa, não é possível dar umaresposta rápida e satisfatória. É o conjunto da fé cristã que constitui aresposta a esta questão: a bondade da criação, o drama do pecado, o amorpaciente de Deus que vem ao encontro do homem pelas suas alianças, pelaEncarnação redentora de seu Filho, pelo dom do Espírito, pela agregação àIgreja, pela força dos sacramentos, pelo chamamento à vida bem-aventurada, àqual as criaturas livres são de antemão convidadas a consentir, mas à qualpodem, também de antemão, negar-se, por um mistério terrível. Não há nenhumpormenor da mensagem cristã que não seja, em parte, resposta ao problema domal” (CIC 309).

São Tomás de Aquino afirmava: “Deus só permite o mal parafazer surgir dele algo melhor”. Ora, o mal no mundo é um mistério sombrio edoloroso, por isso tão incompreensível; mas temos a certeza de que o Senhor écem por cento bom, Ele nunca é o autor de algo mau. Ele criou o mundo bom,embora ainda não aperfeiçoado.

Olhando para a história, é possível descobrir que o Senhor,na sua providência, tirou um bem das consequências de um mal (mesmo moral)causado pelas criaturas: “Não, não fostes vós – diz José a seus irmãos – que mefizestes vir para aqui. Foi Deus. […] Premeditastes contra mim o mal: odesígnio de Deus aproveitou-o para o bem […] e um povo numeroso foi salvo” (Gn45,8; 50,20).

“Do maior mal moral nunca praticado, como foi o repúdio e a mortedo Filho de Deus, causado pelos pecados de todos os homens, Deus, pelasuperabundância da sua graça, tirou o maior dos bens: a glorificação de Cristoe a nossa redenção. Mas nem por isso o mal se transforma em bem”. (CIC 314).

Confiar inteiramente na Divina Providência

O certo é que “Tudo concorre para o bem daqueles que amam aDeus” (Rm 8,28). O testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade:Santa Catarina de Sena afirmou: “Tudo procede do amor, tudo está ordenado paraa salvação do homem e não com nenhum outro fim”. São Tomás Morus, pouco antesdo seu martírio, disse estas palavras: “Nada pode acontecer-me que Deus nãoqueira. E tudo o que Ele quer, por muito mau que nos pareça, é, na verdade,muito bom” (CIC 315).

Portanto, o homem é chamado a confiar inteiramente na DivinaProvidência, pois esta é o meio pelo qual Ele conduz, com sabedoria e amor,todas as criaturas para o seu último fim, que é a santidade, mesmo sabendo que,muitas vezes, os caminhos da sua providência são desconhecidos. A resposta paraaquele que deseja viver uma vida na vontade do Senhor é o abandono, pois esta éa ordem de Deus: “Lançai sobre o Senhor toda a vossa inquietação, porque Elevela por vós” (1 Pe 5,7).

Regressar