Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Artigos

Dia 29

Diante de nós colocamos a Cruz do Senhor. É nela que se revela o amor de Deus por nós. Diante dela, ficará sempre mais por dizer do que tudo o que possamos dizer ou compreender. Peçamos a ajuda do Espírito para aceitar cada vez mais profundamente a Cruz do Senhor que é a nossa salvação.

Da carta de S. Paulo aos Efésios (ef. 1, 3 – 13)
Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou, com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Ele nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para que fosse enaltecida a glória da sua graça, com a qual nos favoreceu em seu amado Filho; n’Ele temos a redenção, pelo seu Sangue, a remissão dos nossos pecados; segundo a riqueza da sua graça, que Ele nos concedeu em abundância, com plena sabedoria e inteligência, deu-nos a conhecer o mistério da sua vontade: segundo o beneplácito que n’Ele de antemão estabelecera, para se realizar na plenitude dos tempos: instaurar todas as coisas em Cristo, tudo o que há nos céus e na terra. Foi também em Cristo que fomos escolhidos como sua herança, predestinados de acordo com o desígnio daquele que tudo opera, de acordo com a decisão da sua vontade, para que nos entreguemos ao louvor da sua glória, nós, que previamente pusemos a nossa esperança em Cristo. Foi nele, ainda, que vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido.

1º mistério: A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
«Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.» O nosso texto é um grande hino de bênção, uma oração de louvor que Paulo dirige a Deus na qual ele manifesta a sua admiração diante de tudo o que Deus fez por nós. A nossa oração nasce sempre deste espanto pelo que Deus faz e cuida de nós. Já o salmo 8 diz, com toda a simplicidade, “que é o Homem para pensardes nele, o filho do Homem para que dele ocupeis?”

2º mistério: A FLAGELAÇÃO DE JESUS
«Ele nos predestinou, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo.» Paulo bendiz o Pai que nos escolheu e nos predestinou. Desde sempre Deus nos escolheu para sermos o seu povo, povo da Promessa e por isso somos chamados a sermos santos e irrepreensíveis. São duas qualidades da santidade que é uma consagração a Deus. Deus pensou em nós para sermos seus Filhos, num gesto de gratuidade e de amor que apenas deseja a nossa resposta livre ao seu convite.

3º mistério: A COROAÇÃO DE ESPINHOS
«Em Cristo temos a redenção, pelo seu Sangue, a remissão dos nossos pecados.» Cristo redimiu-nos morrendo na cruz. O seu sangue derramado é o Sinal da Nova Aliança. Toda a paixão e morte de Jesus são provas do imenso amor que Deus nos consagra. Qualquer gesto do Verbo Encarnado teria sido suficiente para que o Pai olhasse para nós com ternura e compaixão. Mas Deus, que como diz S. João, “amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho unigénito”, quis levar esse amor até ao extremo da cruz para pôr diante dos nossos olhos a imensidão do Seu Amor.

4º mistério: O CAMINHO DA VIA-SACRA ATÉ AO CALVÁRIO
«Segundo a riqueza da sua graça, que Ele nos concedeu em abundância, com plena sabedoria e inteligência.» Para compreender o mistério da Cruz, deus deu-nos sabedoria e inteligência. Deu-nos sabedoria para conhecer o mistério de Deus que se revela na Cruz de maneira grandiosa; deu-nos inteligência para orientar a nossa vida de todos os dias segundo esse mesmo amor que se revela na cruz!

5º mistério: JESUS MORRE NA CRUZ
«Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido.» A presença do Espírito em nós que, dia a dia, nos ajuda a revestir-nos do homem novo e a sermos testemunhas do Ressuscitado, é promessa de uma plenitude de vida em Deus que nos há-de ser dada. Paulo quer dizer-nos que a vida da Graça em nós, nesta terra, que sentimos graças à presença do Espírito em nós é o inicio de uma amizade que não acabará. O fim para o qual Deus nos criou é o louvor da Sua glória, um louvor que será também a fonte da nossa plena felicidade.

ORAÇÃO FINAL: 35
 
 
 

Regressar