O SÍMBOLO DOS QUATRO EVANGELISTAS
Antigamente nos grandes átrios dos palácios dos reis, viam-se potentes animais com asas, esculpidos em mármore e postos ali como guardas.
O profeta Ezequiel, ao descrever o trono de Deus Omnipotente, vê-o circundado de querubins, com grandes e numerosas asas, e com face de potentes animais.
As figuras mais recordadas são semelhantes ao leão, ao boi, à águia e ao homem.
Estas 4 figuras passaram na tradição a indicar cada um dos evangelistas, que escreveram o mesmo evangelho de Jesus, mas cada um com características diversas e pessoais.
Os Evangelhos são 4, como as 4 partes do mundo a que se destinam, mas formam uma única bela notícia, a de Jesus Salvador.
Foram escritos por 4 homens, inspirados pelo Espírito Santo, cada um com a mesma mensagem de salvação, mas com características diferentes. Por isso a cada um deles a tradição destinou um símbolo.
Mateus é representado por um homem: ele de facto começa a genealogia humana de Jesus, da estirpe de David, realizador das profecias.
Marcosé representado por um leão: ele começa a narração do deserto e descreve a real força de Jesus, verdadeiro messias: leão de Judá.
Lucas é representado por um boi: começa por falar dos sacerdotes que sacrificavam animais e descreve Jesus como vítima pelos nossos pecados.
João é representado por uma águia: ele levanta-se alto nos céus, escrutando a divindade de Jesus.
Cada um dos símbolos leva asas para indicar que o Evangelho deve ser anunciado em todas as partes do mundo.