Jesus é maisprocurado nas redes sociais chinesas do que Mao ou o PC
Narede social Weibo, o “Twitter chinês”, o nome de Jesus e de Deus é maisprocurado que o do presidente Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunistachinês, o de Mao Tsé-Tung e até o do próprio Partido Comunista que domina opaís.
Bethany Allen, do Foreign Policy Magazine, foiem busca dos nomes mais procurados na maior rede social chinesa no dia 3 de Abril.
A procura da palavra “Bíblia” resultou em maisde 17 milhões de resultados. Porém, a “bíblia do comunismo chinês”, quer dizer,o “Livro Vermelho” de Mão Tsé-Tung, rendeu menos de 60 mil.
O nome do novo ditador-presidente “Xi Jinping”apareceu quatro milhões de vezes, cifra decepcionante diante dos quase 18milhões de resultados para “Jesus”, fundador da religião mais perseguida naChina.
O mais incrível é que o Partido Comunistachinês vasculha todas as mensagens com um exército de cem mil censores e fazdesaparecer as que falam de pessoas ou nomes “politicamente incorretos” comoBíblia e Jesus Cristo.
OPartido Comunista rendeu 5,3 milhões de resultados, enquanto a “igreja cristã”apontou 41,8 milhões de links.
Masse alguém digitar “igreja subterrânea”, como é conhecida a Igreja Católica fielà Santa Sé e oposta ao socialismo, a tela apresenta um “brancão” com a mensagemde que os resultados não podem ser exibidos devido a leis e regulamentos domarco legal chinês.
Odesinteresse pela ideologia comunista e a avidez pelo cristianismo explicaestes resultados até há pouco inimagináveis.
Os resultados recolhidos pela colunista doForeign Policy Magazine não têm obviamente caráter científico. E devem mudarmuito segundo as épocas do ano.
Acresce que após a publicação destareportagem, o exército de censores do governo pode ter redobrado asinterceptações, tornando-as mais específicas.
Porém, na China ficou incontestável que oscidadãos querem ouvir mais sobre Cristo e a sua pregação do que sobre Mao e as suasteorias igualitárias e ditatoriais.